sesctv Episódio da série "Artes Visuais", "Emoção Art.ficial", mostra a exposição Emoção Art.ficial 6.0 – Bienal Internacional de Arte e Tecnologia, realizada pelo Instituto Itaú Cultural, em 2012, na capital paulista, com curadoria de Marcos Cuzziol. O evento traz obras de artistas plásticos que mesclam aos seus trabalhos sistemas de informação e dispositivos tecnológicos recentes, provocando emoção e possibilitando ao espectador interagir com a arte.

- Publicidade -

O programa exibe obras criadas por artistas plásticos de diversos países e perfis. Cuzziol conta que alguns deles são formados em engenharia e são conhecedores de informática; outros possuem formação tradicional em artes visuais e se interessam por tecnologia; e há também os que dependem de alguém mais técnico.


Obra da exposição "Emoção Art.ficial" no SescTV
Divulgação/SescTV

Dentre as obras apresentadas estão: a Fala, de Rejane Cantoni e Leonardo Crescenti (Brasil, 2012), formada por 40 celulares, que interagem com o público em 20 idiomas; Face Music, de Ken Rinaldo (EUA, 2011), que são braços robóticos compostos por câmeras nas pontas, que enviam imagens de pessoas para um telão, e este gera músicas; e Think, do The Interactive Institute (Suécia, 2007), na qual é possível escrever ou desenhar em nuvens flutuantes em um painel, por meio de uma tela de computador, e transformá-las em pensamentos quando alguém se aproxima.

Com direção de Cacá Vicalvi, "Emoção Art.ficial" estreia no dia 14 de agosto, quarta, às 21h30, no SescTV.

- Publicidade -