sesctv O canal de televisão por assinatura SescTV exibe na próxima quinta-feira, dia 26 de setembro, a partir das 21h30, um episódio inédito da série Coleções sobre a dança folclórica Catira, também conhecida em algumas regiões do país como Cateretê. Nas cidades de Guarulhos – SP, e Pirenópolis – GO, o programa mostra depoimentos sobre essa dança que traz sapateado, palmas e moda de viola.

- Publicidade -

[creditos:bcac269602]
Divulgação / Sesctv [/creditos:bcac269602]

O documentário conversa com integrantes e professores dos grupos Os Favoritos da Catira, de Guarulhos, e Raízes de Pirenópolis, da cidade homônima; e com Cristina Benetti, pesquisadora de dança. Eles discorrem sobre o início desta dança tradicional caipira, quando apenas homens podiam participar. Hoje mulheres e crianças também se juntam a eles; e revelam que a Catira, que é passada de geração para geração, se diferencia na coreografia dependendo da região onde é bailada.

As diversas histórias sobre a construção da dança; como eram as coreografias antes e como são atualmente; a música e o piso adequados para dançá-la; a preocupação com o visual dos dançarinos; e esta dança nas décadas de 60 e 70, em Votuporanga, no interior de São Paulo, também são temas abordados no programa.

- Publicidade -