sesctv O canal de televisão dedicado a cultura SescTV exibe nesta sexta-feira, 31 de maio, às 23h, pela primeira vez na televisão brasileira, especial sobre o filósofo francês Edgar Morin. O filme – “Edgar Morin: Diários Abertos de um Humanista” – é baseado em três livros do pensador: “Diário da Califórnia”, “Um Ano de Sísifo” e “Chorar, Amar, Rir, Compreender”.

- Publicidade -

Além de trechos dramatizados das obras, o longa intercala comentários de Morin, proferidos em palestra na cidade de São Paulo. Dirigido por Luiz R. Cabral, tem duração de 54 minutos.

Nascido em Paris no início da década de 1920, Morin é considerado um dos maiores filósofos deste e do século passado. Começou sua paixão por livros aos dez anos de idade, após a morte de sua mãe, e logo criou vínculos próximos com o cinema.

Crítico e curioso, Morin se envolveu com a política e passou a ter outra visão de mundo. Em 1969 escreveu “Diário da Califórnia”, que conta o período em que viveu nos Estados Unidos. Décadas depois, em 1994, decidiu descrever problemas pessoais em “Um Ano Sísifo”. Meses adiante o francês percorreu o mundo em viagens, o que gerou “Chorar, Amar, Rir, Compreender”.

- Publicidade -