O canal de TV por assinatura SescTV exibe na próxima quarta-feira, dia 29 de setembro, a partir das 22h, o Especial Musical Tom Zé – Estudando Bossa Nova. O show foi gravado ao vivo no Sesc Pinheiros, na capital paulista, em abril de 2009, e traz depoimentos do próprio Tom Zé e da cantora e compositora Rita Lee.

O espetáculo Tom Zé – Estudando Bossa Nova mostra a paixão desse musicista pela experimentação, que faz dele um artista excêntrico. “Ele não faria jamais alguma coisa que outro já teria feito”, conta Rita Lee, que – junto com Tom e outros artistas – integrou o movimento Tropicália (1967/1968). “Se ele quiser mexer em Bossa Nova, ele mexe. Ele não tem preconceito e é um baiano que mora em São Paulo há séculos”, comenta a roqueira.

A terra da garoa tem sido inspiração para diversas músicas de Tom Zé, e nesse repertório sobre Bossa Nova não podia faltar uma homenagem a cidade, que ele faz na canção autoral “Augusta, Angélica e Consolação”. O Rio de Janeiro também não fica fora. Tom compôs “Rio Arrepio (Badá-Badi)” e “Barquinho Herói”, esta em parceria com Arnaldo Antunes. Além dessas, o artista interpreta “Brazil, Capital Buenos Aires”; “João nos Tribunais”; “Salvador, Bahia de Caymmi; e “Xique Xique”; todas de sua autoria; e “Filho do Pato”, composta com Arnaldo Antunes; entre outras.