A operadora de multisserviços SKY por meio de sua plataforma de marketing de luxo, SKY Spinel, patrocina a instalação Waking Up in News America, do artista americano Robert Heinecken (1931-2006). A obra chega ao Museu da Imagem e do Som – MIS, sob curadoria Brasil de Danniel Rangel e produção da Mega Cultural, onde fica de 4 de março a 12 de abril, aberta gratuitamente à visitação do público.

- Publicidade -

A instalação investiga dois dos grandes interesses de Heinecken: os meios de comunicação e o poder da televisão enquanto veículo de massa. "Waking Up in News America" é uma sala, sugestivamente doméstica, em que absolutamente todas as superfícies – paredes, piso, teto e todos os objetos que compõem o ambiente – são cobertos por imagens captadas da TV. O visitante pode caminhar livremente pelo espaço e experimentar a imersão pelo mundo de imagens proposta pelo artista.

Pioneiro em explorar a saturação de imagens a qual as pessoas são submetidas diariamente, Heinecken se apropriou de imagens captadas de modo bastante artesanal da própria televisão para gerar o invólucro que recobre a sala. Longe das tecnologias de hoje, ele pressionava papel de Cibachrome (tipo de papel fotográfico) na tela da TV e ligava e desligava o aparelho seguidamente para sensibilizar o papel. As imagens geradas são versões embaçadas das sequências de movimentos de apresentadoras de TV e fazem alusão direta ao movimento Dadaísta de permitir que o material encontre por si sua forma final.

- Publicidade -