Nesta quinta (25), o Globoplay estreia a minissérie britânica “Small Axe”. Indicada ao Globo de Ouro de 2021 e dirigido por Steve McQueen (12 Anos de Escravidão, As Viúvas),  a atração exibida pela BBC no fim do ano passado é uma coletânea de cinco filmes. As histórias retratam as tensões raciais no Reino Unido entre os anos de 1960 e 1980 e aborda situações que vão desde a luta por direitos até a violência policial contra negros.

- Publicidade -

O primeiro filme é “Mangroove”, que mostra o restaurante Mangrove, que foi alvo de incessantes batidas policiais nos anos 1970 e gerou uma marcha de protesto onde nove prisões foram feitas, resultando em um julgamento histórico. “Lovers Rock” mostra dois jovens que se conheceram em uma festa de reggae em 1980 no oeste de Londres, lugar onde jovens negros encontram liberdade e amor em um tempo em que não eram bem-vindos em boates brancas.

Em “Red, White and Blue”, depois de ver seu pai agredido por policiais, um jovem negro é levado a se juntar à forças armadas, com a esperança de mudar atitudes racistas dentro da corporação. Mas, logo se vê enfrentando a desaprovação de seu pai e o racismo da instituição. “Alex Wheatle” traz a história verídica do premiado escritor Alex Wheatle, que passou a infância em um internato institucional predominantemente branco e foi preso após o levante de Brixton em 1981.

O último segmento é “Education”, mostra Kingsley, de 12 anos, transferido para uma escola com necessidades especiais, quando é descoberta uma política de segregação não oficial que impede muitas crianças negras de receberem a educação que merecem.

“Small Axe” estreia dia 25 de fevereiro no Globoplay, com episódios semanais.

- Publicidade -