O cineasta, produtor e empresário Steven Spielberg lançou um novo conglomerado de cinema e TV, a Amblin Partners, que vai reunir cinco produtoras diferentes: os estúdios DreamWorks, Amblin Entertainment, Participant Media, Reliance Group e Entertainment One. Segundo o site Deadline, a companhia está sendo lançada com um capital inicial de US$500 milhões e incluirá divisões de cinema, televisão e conteúdo digital.

Todos os novos projetos serão desenvolvidos em parceria com a Universal Pictures, responsável por distribuir os filmes no cinema, e a Universal Television, produtora das principais séries exibidas na rede americana NBC e em canais pagos como o SyFy, USA Network e, no mercado internacional, canal Universal, entre outros.

Com isso, o contrato de distribuição de Spielberg com a Disney que termina apenas em agosto de 2016, será encerrado. A parceria DreamWorks e Disney teve início em 2009 e “O Bom Gigante Amigo”, com direção do próprio Spielberg e o drama “The Light Between Oceans”, estrelado por Michael Fassbende serão os últimos títulos de sua empresa distribuídos pela Disney em 2016.

A Universal firmou um contrato de cinco anos com a nova produtora e começará a parceria com a distribuição de “A Garota no Trem”, produção da DreamWorks baseada no best-seller de Paula Hawkins. Entre os próximos projetos estão "A dogs’s purpose" e "Ready player one", que terá direção do próprio Steven Spielberg. Esta é a terceira casa da DreamWorks desde que a empresa foi fundada em 1994 – anteriormente, a produtora esteve com a Disney e com a Paramount.