nquanto segura a ansiedade para dirigir o táxi do pai, Liu Xiang, de 16 anos, luta para ser aceito na melhor escola da sua cidade. A menina Wu Yufei, ao contrário, tem uma vida que se resume aos estudos. Sua imersão é tanta que a consideram a estudante mais inteligente dos últimos 100 anos da Xiuning Senior School. Já o pequeno Cheng Chao, com apenas oito anos de idade, quer logo se tornar um “jovem pioneiro comunista”.

- Publicidade -

Frutos de uma sociedade que aposta todas as suas fichas na educação dos filhos, estes personagens povoam o elenco de Escolas Chinesas, série documental produzida pela BBC que a TV Cultura estreia na próxima segunda-feira (21/3), às 19h45, na faixa Cultura Mundo. A proposta é mostrar os sonhos, as frustrações e a disciplina dos alunos de três escolas da pequena Xiuning, uma cidade de 50 mil habitantes localizada na província rural de Anhui.

Tem, ao todo, cinco episódios, cada um com dois capítulos de 30 minutos cada. O primeiro – O ano do porco dourado –, que vai ao ar nos dias 21 e 22/3 apresenta, além da rotina dos estudantes Liu Xiang e Wu Yufei, citados acima, o trabalho da senhora Zhang. Diretora de uma escola primária, ela recruta crianças pobres nas montanhas da região e trava uma longa jornada educativa.

A série é diária, de segunda a sexta, e segue tal ordem episódica:

– Dia 21/3: O Ano do Porco Dourado – Parte I
– Dia 22/3: O Ano do Porco Dourado – Parte II
– Dia 23/3: Jovens Pioneiros – Parte I
– Dia 24/3: Jovens Pioneiros – Parte II
– Dia 25/3: Difícil Começo – Parte I
– Dia 28/3: Difícil Começo – Parte II
– Dia 29/3: Febre Olímpica – Parte I
– Dia 30/3: Febre Olímpica – Parte II
– Dia 31/3: Queridos – Parte I
– Dia 1º/4: Queridos – Parte II

- Publicidade -