A segunda temporada da série inédita de quatro episódios Nature’s Miracle Orphans estreia no canal BBC Earth na sexta-feira, 25 de março, às 22 horas, e mostra exemplos de ativistas e biólogos que cuidam de elefantes, macacos, tamanduás etc. Mesmo os grandes animais, são tratados como se fossem bichos de estimação até que estejam preparados para retornar à vida selvagem. O primeiro capítulo será reapresentado sábado, 26 de março, às 15h30.

No episódio de estreia, o programa traz a história de Moyo, um filhote de elefante que, com poucos dias de vida, foi encontrado quase morto em um rio do Zimbábue, após tentar fazer a travessia junto à manada a qual pertencia. A partir de então, ele passou a ser cuidado pela ativista britânica Roxy Danckwerts. Adotar um elefante, mesmo que filhote, tornou-se um grande desafio, principalmente porque Moyo apegou-se a ela e passou a segui-la pela casa, causando um grande caos e alguns prejuízos com a quebra de objetos.

Roxy mostra algumas precauções que precisou adotar, entre elas, agir como se fosse um animal para ensiná-lo a jogar terra nas próprias costas, comportamento essencial para os elefantes espantarem moscas e para controlar o calor. Também teve de levar Moyo para ter contato com a água, a fim de que ele perdesse o trauma adquirido ao quase se afogar.