O Sundance Channel anunciou que celebrará o prestigiado Sundance Film Festival com uma seleção de 10 filmes de sexta-feira dia 22 a domingo dia 31 de janeiro. 10 Days of Sundance contará com os favoritos de Park City, Utah todas as noites às 23h, fornecendo aos telespectadores um assento na primeira fila para alguns dos melhores filmes que o festival de renome mundial tem para oferecer.

- Publicidade -

O especial começa com The Wolfpack nesta sexta, dia 22. Longe da sociedade, trancados em um apartamento no Lower East Side de Manhattan, os irmãos Angulo aprendem a respeito do mundo exterior através dos filmes que assistem. Apelidados de Wolfpack (bando de lobos), os irmãos passam sua infância reencenando seus filmes favoritos usando elaborados adereços e figurinos caseiros. Sem amigos e vivendo da assistência social, eles alimentam com filmes a sua curiosidade, criatividade e imaginação, o que lhes permite escapar de seus sentimentos de isolamento e solidão. Tudo muda quando um dos irmãos escapa, e a dinâmica de poder na casa é transformada. Os meninos do Wolfpack precisam aprender a se integrarem na sociedade, sem dissolver a sua fraternidade.

No dia seguinte, 23 de janeiro, vai ao ar Dinosaur. Quando o paleontólogo Peter Larson e sua equipe do Black Hills Institute fizeram a maior descoberta de dinossauros do mundo em 1990, sabiam que aquele seria o achado de toda uma vida; os maiores e mais completos restos mortais de um Tyrannosaurus Rex já encontrados. Mas durante uma batalha de 10 anos com o governo dos EUA, grandes museus, tribos indígenas e paleontólogos, eles lutam não apenas para manter o seu dinossauro, mas também por sua liberdade.

O especial exibe no dia 24 de janeiro o filme Kumiko. Uma cansada mulher japonesa se convence de que uma sacola de dinheiro enterrada e perdida em um filme de ficção – Fargo, dos irmãos Coen – seja, de fato, real. Com um mapa do tesouro toscamente desenhado e pouca preparação, ela foge de sua vida estruturada em Tóquio e embarca em uma busca imprudente pela tundra do Minnesota, em busca de sua mítica fortuna. Entre os caracteres estranhos, mas benignos, que ela encontra no caminho são um guia de turismo nascido de novo e um xerife assistente desajeitado, mas solícito.

O longa Chorus será exibido no dia 25 de janeiro. Hugo tinha oito anos quando desapareceu. Quando as buscas não deram em nada, seus pais, Christophe e Irène, se separaram sob a pressão insuportável da espera. Ele se muda para o México e ela volta para sua carreira de contralto em um coral. O ex-casal vive em suas solidões separadas, assombrados pelo desaparecimento de seu filho, até que um dia recebem a notícia de que foram encontrados restos humanos – e tudo indica que pertencem a Hugo. Durante o seu reencontro forçado em Montreal, Christophe e Irène lidam com a morte de seu filho, cada um à sua própria maneira. Em meio à culpa de perder um ente querido, avançam hesitantemente rumo a uma nova afirmação de vida, uma aceitação da morte e até mesmo a possibilidade de uma reconciliação.

No dia 26 de janeiro o público confere The Strongest Man. Beef é um corpulento cubano que acredita ser o homem mais forte do mundo. Ele não quer filhos, mas quer contar aos seus netos sobre sua vida como o homem mais forte do mundo. Seu melhor amigo é um coreano franzino chamado Conan. Conan o faz pensar sobre coisas que normalmente não consideraria, como o fato de que Beef pensa em espanhol, em vez de inglês. Illy, a filha adotiva de um rico colecionador de arte, traz à tona um lado ansioso em Beef. Mas é quando o seu bem mais valioso – uma bicicleta BMX de ouro maciço – é roubada, Beef encontra e perde muito mais do que pensava que pudesse. Este filme deliciosamente original e imprevisível do diretor Kenny Riches é tão agradável e lúdico quanto profundo, e sua psicologia filosófica serve-se de uma trilha sonora de punk rock.

No dia 27 de janeiro vai ao ar o italiano Cloro. Jenny tem 17 anos e tem um sonho: tornar-se uma profissional do nado sincronizado. Ela treina na sincronização em dupla com sua amiga Flavia e leva a vida despreocupada de uma adolescente em Ostia, no litoral perto de Roma, até o seu mundo ser abalado pela morte repentina de sua mãe. Junto com Alfio, seu pai cada vez mais deprimido, e seu irmão Fabrizio de oito anos de idade, Jenny é forçada a mudar para uma pequena aldeia de montanha no meio dos Apeninos. Abandonando a escola e trabalhando como arrumadeira em um hotel próximo, Jenny descobre que no hotel existe uma piscina, e decide treinar ali tarde da noite. Com o agravamento da saúde de seu pai e o crescente ressentimento por ter que sustentar o seu irmão mais novo, Jenny entra em um imprudente relacionamento com um homem mais velho.

No dia seguinte, 28 de janeiro, será exibido Gerry. Gerry conta a história de dois companheiros de caminhada, ambos chamados “Gerry”. Ao viajarem para uma área remota para caminhar em um local sinalizado como “Wilderness Trail”, eles logo percebem que estão perdidos. Durante os dias seguintes, os dois caminhantes vagam pelo deserto sem comida ou água, cada vez mais irritados um com o outro à medida em que a sua situação torna-se terrível.

Bob and the Trees é o destaque no dia 29 de janeiro. É pleno inverno na área rural de Massachusetts. Bob, um lenhador de 50 anos de idade com um fraco por golfe e gangsta rap, luta para fazer face às despesas em um setor difícil e implacável. Quando um investimento malfeito ameaça os negócios da família e a sua amada vaca é ferida, Bob começa a ouvir os instintos de sua consciência cada vez mais tenebrosa.

The Off Hours é o destaque na noite de 30 de janeiro. Enquanto trabalha no turno noturno de uma lanchonete de beirra de Estrada numa pequena cidade industrial Americana, uma garçonete chamada Francine (interpretada por Amy Seimetz) fica intrigada por um charmoso banqueiro que virou motorista de caminhão (Ross Partridge). Enquanto mudanças acontecem na lanchonete, que normalmente é tranquila, Francine começa a perceber que nunca é tarde demais para se tornar a pessoa que ela deveria ser desde o início.

No dia 31 será a vez de Dreamcatcher. No West Side de Chicago, nas primeiras horas da manhã, uma van de doze assentos com as palavras “Dreamcatcher Foundation” estampada em todos os seus lados circula pelas ruas pouco iluminadas. As duas mulheres na van são Brenda e Stephanie, sobreviventes do comércio do sexo. A van diminui a velocidade à medida que se aproxima de uma jovem. Brenda se inclina para fora e chama, “Ei linda, você precisa de alguns preservativos?” Essa cena de abertura remete o espectador imediatamente para o mundo escuro, angustiante e incrivelmente comovente do documentário Dreamcatcher.

- Publicidade -