cultura Nesta última segunda-feira, dia 17 de junho, durante coletiva de imprensa após sua posse na Fundação Padre Anchieta, o novo presidente Marcos Mendonça anunciou que o Núcleo de Programação Infantil da TV Cultura levará o nome de Tatiana Belinky, em homenagem à consagrada escritora infanto-juvenil, autora de mais de 250 livros, que faleceu no último sábado (15).

- Publicidade -

[creditos:4c656794bc]
Foto: Jair Bertolucci / Divulgação TV Cultura [/creditos:4c656794bc]

Mendonça enfatizou que a programação da TV Cultura é muito inspirada na autora. “Ela introduziu no Brasil a questão da programação infantil, de adaptação de textos para este público. Influenciou muitas gerações e foi fantástica, um doce de criatura, que fazia os sonhos de todos nós. Todos nós sonhávamos com aquela Emília, aquele Pedrinho, aquelas figuras que ela adaptou para a televisão”, disse ao se referir ao Sítio do Picapau Amarelo, cuja primeira adaptação para a TV teve a assinatura da escritora.

O presidente ainda disse que a TV Cultura tem na sua vertente da programação infantil exatamente a linha mestra de Belinky. “Com produtos de qualidade, com produtos que têm todo o embasamento educacional, você pode estimular a criança a sonhar, estimular a criança a ler, estimular a criança a conhecer o mundo através das artes, enfim, a figura da Tatiana é maravilhosa”.

Marcos Mendonça ainda lembrou que, na gestão anterior (2004 a 2007), já havia proposto que o espaço de criação infantil tivesse o nome da Tatiana. “Hoje o Conselho Curador deliberou dar o nome do Núcleo de Programação Infantil, que é a espinha dorsal dessa televisão, de Tatiana Belinky”.

- Publicidade -