No sábado, dia 15 de janeiro, o Telecine Cult exibe uma sessão dupla com as duas versões do clássico Doze Homens e Uma Sentença: a original, lançada em 1957, e o remake, produzido 40 anos depois, em 1997.

- Publicidade -

A sessão Cinema em Dois Tempos começa às 20h10, com a exibição do título original. Escrito por Reginald Rose e lançado em 1957, a produção foi dirigida por Sidney Lumet. A história acompanha o julgamento de um jovem acusado de ter matado o próprio pai. Apenas um jurado acredita na inocência do garoto e tenta convencer seus colegas a repensarem a sentença.

O elenco é formado por Martin Balsam, Jack Warden, Henry Fonda. O filme marca a estreia de John Fieldler no cinema, no papel de um dos jurados. A versão foi indicada em três categorias do Oscar: diretor, filme e roteiro adaptado. No mesmo ano, a produção ganhou o Urso de Ouro no Festival de Berlim e, no ano seguinte, levou o Bafta de ator estrangeiro para Henry Fonda.

Em 1997, o diretor William Friedkin retomou a ideia e dirigiu o remake deste drama, desta vez com Jack Lemmon, Courtney B. Vance e George C. Scott nos papéis principais. A adaptação ganhou dois prêmios Emmy e um Globo de Ouro. O Telecine Cult exibe o remake também no dia 15, às 22h.

- Publicidade -