O canal de TV por assinatura TCM presta uma homenagem ao 70º aniversário do ator Brian de Palma neste sábado, dia 11 de setembro, a partir das 22h, com a exibição de três longas que contam com a presença do astro.

Poucos diretores seguiram com tanta obstinação no caminho cinematográfico aberto por Alfred Hitchcock como Brian De Palma – e só ele foi capaz de reinventar o suspense e igualar a virtuosa precisão dos movimentos de câmera do mestre inglês.

Mas uma longa carreira recheada de grandes filmes e vários êxitos comerciais não foram suficientes para tornar De Palma um artista digerível para Hollywood. Um autêntico cineasta maldito (ele jamais venceu um Oscar®, apenas um Urso de Prata no Festival de Berlim de 1969 e, recentemente, um Leão de Prata no Festival de Veneza), sua arte dá asas a uma obscura e paranoica imaginação povoada por voyeurs e psicopatas, com uma sádica propensão para o suspense.

Com três obras mestras como Carrie – A Estranha (23h45), Vestida para Matar (22h) e Scarface (1h30), o TCM celebra as sete décadas do criador de obras excitantes e macabras, cheias de detalhes fascinantes, erotismo e imagens de uma carga onírica e sexual transbordante.