discovery A noite de sábado, 27 de janeiro, era para ter sido de festa. Mais de mil jovens se divertiam na boate Kiss, em Santa Maria, no interior do Rio Grande do Sul. A maioria dos presentes eram estudantes da Universidade Federal de Santa Maria. Entre eles, havia irmãos e casais de namorados. Por volta das três horas da madrugada, um integrante da banda que tocava na boate acendeu um sinalizador que provocou o segundo maior incêndio da história do Brasil em número de vítimas e foi considerada a quinta maior tragédia da história nacional. Esta também foi a maior tragédia do Rio Grande do Sul, a com maior número de mortos nos últimos 50 anos e a terceira maior em casas noturnas em todo o mundo.

- Publicidade -


Cena da reconstituição que será exibida no especial
Divulgação/Discovery

No sábado, 27 de abril, às 21h30, o Discovery reconstitui os momentos de tensão vividos pelos jovens dentro da boate no especial "Tragédia em Santa Maria". O documentário, que será reexibido no domingo, 28 de abril, às 22h20, entrevista familiares e jovens envolvidos na tragédia, mostra as condições de segurança do local e como tudo começou. O especial revive os momentos mais críticos da fatídica noite, as ações tomadas para salvar vidas até a chegada dos bombeiros e policiais e como os sobreviventes ajudaram no resgate de pessoas que ainda estavam no interior da boate.

Um dos depoimentos mais surpreendentes é o da jovem Ingrid Goldani, ex-funcionária da boate, que para tentar se salvar colocou a cabeça dentro do freezer. Yasmin Muller, que comemorava no dia seu aniversário de 20 anos, também conta detalhes do que passou na noite em que perdeu seu namorado Lucas. Os jovens Gustavo Riet e Ezequiel Corte Real também estavam na boate e contam como ajudaram a salvar vítimas antes da chegada dos bombeiros.

O especial apresenta ainda a repercussão da tragédia em Santa Maria, o início das investigações sobre as causas da tragédia e seus possíveis responsáveis, além dos impactos na população de quase um milhão de habitantes e as ações tomadas para apoiar os familiares das vítimas. O fato, que teve repercussão internacional, acendeu a discussão sobre as condições de segurança das casas noturnas de todo o País e expôs as fragilidades de muitas delas, além de levantar a questão da responsabilidade da fiscalização destes locais.

"Tragédia em Santa Maria" vai ao ar no sábado, 27 de abril, às 21h30, no Discovery.

- Publicidade -