A TV Brasil estreia nesta quarta-feira, dia 14 de julho, às 23h, a série Tribos, produzida pela BBC, de Londres. Dividida em seis episódios, mostra as experiências do explorador e viajante Bruce Parry, que visita culturas que vivem isoladas e estão desaparecendo no mundo. Ele passa a viver com essas pessoas e, tanto quanto possível, adotar seus hábitos e práticas.

Entre as tribos visitados estão os povos Adis, que vivem em Arunachal Pradesh, nos Himalaias, um recanto remoto da India; a tribo Suri, da Etiópia; os Kombais, caçadores-coletores na selva de Papua Ocidental; os babongos, habitantes da floresta tropical no Gabão; os Darhads, pastores nômades na Mongólia; e os Sanemas, xamãs da Venezuela.

Ao longo da série, Bruce entra em contato com rituais, alimentação, costumes, lutas e armas como lanças, armadilhas e até venenos. Ele aproveita para estudar os efeitos do mundo ocidental nessas vidas que estão ocultas. Como a medicina, a religião e o estilo de vida ocidental estão mudando essas culturas remotas? Como ajudar essas comunidades e, ao mesmo tempo, evitar que o meio ambiente, suas religiões, mitos e culturas sejam destruídos?

Esses desafios serão expostos em cada capítulo que começa com a passagem de Bruce Parry na tribo Adi. O explorador vive quatro semanas com esse povo. O explorador consegue, após superar problemas iniciais, ser integrado ao convívio da comunidade. Ele aprende a caçar, é curado por uma xamã e participa de cerimônias de sacrifícios com a tribo de antigos guerreiros que ficou isolada da civilização durante séculos. Ainda experimenta as iguarias locais como a carne de “porco toalete” e bolo de ratazana.