A TV Brasil dará início na segunda-feira, dia 24 de maio, às transmissões de seu canal internacional, que começará a ser distribuído pelo continente africano. O lançamento acontecerá em solenidade no Itamaraty, às 15 horas, com a participação do presidente Lula e de representantes da comunidade africana, e será transmitida para a África pelo Canal Internacional.

Como toda TV Pública nacional, a TV Brasil vem planejando há algum tempo seu canal internacional, destinado a divulgar informações sobre o país, sua cultura, seu povo, suas riquezas e suas oportunidades. Atenderá ainda a uma forte demanda da comunidade de brasileiros emigrados para que a programação da TV Pública seja oferecida no exterior. O Brasil tem hoje mais de três milhões de brasileiros que vivem em outros paises. Eles apresentaram esta reivindicação na II Conferência de Brasileiros no Mundo, organizada pelo Itamaraty em Outubro passado.

A partir de segunda-feira, o sinal estará disponível em 49 países africanos. O canal será transmitido em Língua Portuguesa, como os canais das TV públicas internacionais (BBC/Inglaterra, RTVE/Espanha, RAI/Itália, Canal Cinq/França, NHK/Japão). A programação será composta por conteúdos da própria TV Brasil, selecionados com ênfase em aspectos informativos e culturais sobre o Brasil, ajustados ao fuso horário de Angola, que é de quatro horas a mais que o fuso de Brasília.

Em breve, a TV Brasil Internacional chegará aos Estados Unidos, aos paises da América Latina, ao Japão e à Europa.