O monitoramento anual da grade de programação da TV aberta do país, feito pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), mostra que em 2015 a TV Brasil foi a emissora que exibiu o maior número de longas-metragens nacionais, seguida da Rede Globo e da TV Cultura.

- Publicidade -

Ao todo, de acordo com o levantamento, a TV Brasil veiculou 120 títulos nacionais, enquanto a Globo reproduziu 87 e a TV Cultura, 55. O SBT não veiculou nenhum longa brasileiro durante todo o ano passado. Já Band e Record, respectivamente, veicularam um e três filmes dessa natureza. Considerando as reexibições, as três primeiras emissoras também foram as que mais abriram espaço para veiculação de obras nacionais: 190, 107 e 83 veiculações.

O Informe de Acompanhamento do Mercado da TV Aberta, divulgado em 16 de junho, identificou a veiculação de 2.082 longas-metragens na grade de programação de 2015 das emissoras que têm sinal aberto. Desse total, foram 384 exibições de 262 obras brasileiras e 1.698 veiculações de filmes estrangeiros. O número corresponde a 18,4% e 81,6% de participação, respectivamente.

O SBT apresentou 177 vezes alguma produção estrangeira da sétima arte. A CNT, a TV Gazeta e a Rede TV! não veicularam longas-metragens de qualquer origem durante o ano passado. Dentre as produções do exterior, a TV Brasil teve 157 veiculações. Já a Globo exibiu 820 sessões, enquanto a TV Cultura, a Band e a Record tiveram 248, 180 e 116 veiculações. A pesquisa não indicou o número absoluto de títulos estrangeiros que entraram no ar em cada canal.

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!
- Publicidade -