A programação de fim de ano da TV Cultura promete agradar adultos e crianças. Entre os destaques estão o show Planeta Terra, entrevistas com Marcelo Tas e Paulo Lins, apresentação do maestro Zubin Metha com a Orquestra Filarmônica de Munique, a peça de teatro, na íntegra, Simplesmente Eu, Clarice Lispector, com Beth Goulart, e uma bela homenagem a Luis Fernando Verissimo, na série Autor por Autor. Para o público mirim tem estreia de peças no Teatro Rá Tim Bum, desenhos temáticos e sessão infantil de cinema.

Programação adulta

Semana de Natal

Já no dia 21, o escritor Paulo Lins, autor do best seller brasileiro Cidade de Deus, está no Provocações, em entrevista inédita a Antônio Abujamra . No dia 23, Rolando Boldrin recebe, no Sr. Brasil, os cantores Celso Viávora, Sebastião Tapajós e o Trio Manari. E para a véspera do Natal, no dia 24, às 23h, a TV Cultura traz o show Segundo Ato, do grupo Teatro Mágico. Trata-se de seu mais recente DVD, lançado pelo Itaú Cultural. Na sequência, à meia noite, será exibida a Missa do Galo com o Papa Bento XVI, direto do Vaticano.

Música e dramaturgia dominam o dia 25. O destaque fica por conta do programa Clássicos, especial de Natal, que exibe o Mozarteum com Meninos Cantores de St. Thomas e Orquestra Bach, da Gewandhaus de Leipzig. Também no dia de Natal, a música de raiz ganha espaço com Inezita Barroso, que traz para o Viola, Minha Viola Especial o cantor Agnaldo Rayol, a Orquestra Paulistana de Viola Caipira, Zé Mulato & Cassiano, e Pedro Bento e Zé da Estrada.

Para fechar a programação do dia 25, Simplesmente Eu, Clarice Lispector, com Beth Goulart. A TV Cultura exibe o programa TV Teatro, produzido pela Univesp TV, que apresenta a peça, na íntegra, que rendeu o Prêmio Shell de Melhor Atriz para Beth Goulart, que, além de interpretar, também assina o texto e a direção. O espetáculo mostra a trajetória da escritora em direção ao entendimento do amor, suas dúvidas e contradições. É um diálogo da autora com quatro de seus personagens. Beth Goulart explica que o texto surgiu a partir de depoimentos, entrevistas e correspondências de Clarice – além de trechos dos livros Perto do Coração Selvagem, Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres e dos contos Amor e Perdoando Deus.

Semana de Ano Novo

A programação musical do dia 26 vem com Zubin Metha e a Orquestra Filarmônica de Munique, no Clássicos. Depois tem Fernando Faro, que traz para o palco do Ensaio Michael Sullivan, produtor de grandes cantores da MPB, como Tim Maia, Alcione, Sandra de Sá, Danilo Caymmi, Xuxa, Sidney Magal, Fafá de Belém, Roupa Nova, Fagner, entre outros. Na dramaturgia, a série Autor por Autor homenageia desta vez Luis Fernando Verissimo, que dá declarações exclusivas ao programa. André Mattos (ator gentilmente cedido pela TV Record) está na pele do impagável Analista de Bagé, Fabíula Nascimento (atriz gentilmente cedida pela Rede Globo) interpreta Lindaura, e Otávio Martins faz o papel de Ed Mort.

Dia 27, o Provocações especial exibe uma entrevista com o jornalista e apresentador do CQC (TV Bandeirantes), Marcelo Tas. Dia 30, Vânia Bastos e Armando Morelli são os convidados de Rolando Boldrin no Sr. Brasil. Excepcionalmente nesse primeiro sábado de 2011, o Viola Minha Viola será inédito com as duplas César Menotti & Fabiano e Yassir Chediak & Rodrigo Sater. Fechando a programação adulta, dia 2 de janeiro, o Móbile traz entrevistas com Eder Jofre, Saulo Vasconcelos, Manoel Carlos, Coletivo Sala Preta e Angelo Madureira.

Na virada do ano, a Cultura exibe um especial do Festival Planeta Terra, que aconteceu no dia 20 de novembro, no Playcenter, em São Paulo. Entre as atrações selecionadas para o especial estão: Smashing Pumpkins, Mika, Pavement, Hot Chip e Empire Of The Sun. E durante todo o período de festas, do dia 20/12 a 2/01, o Metrópolis, agenda cultural mais completa da tevê, traz os melhores momentos da atração em 2010.

Programação infantil

Véspera e dia de Natal

Já no dia 24, véspera de Natal, também às 18h15, na faixa Sessão da Hora, a diversão está garantida com o episódio A Grande Árvore de Natal, do Cocoricó, no qual Júlio e João ficam responsáveis por montar a árvore de Natal, mas Dito e Feito resolvem comer a árvore da fazenda, causando muita confusão.

Na sequência, às 18h45, entra no ar o Cine Cocoricó – As aventuras na cidade (Brasil – 2009 – 60 min) que traz os cinco episódios exibidos primeiramente no cinema, em 2009. Nesta fase, Júlio vai passar as férias na cidade grande, no apartamento de seu primo João, junto com o cavalo Alípio e as galinhas Zazá e Lilica. A direção é de Fernando Gomes.

Mas não é só o Cine Cocoricó que garante a diversão na véspera de Natal. No dia 24, das 8h às 16h, a criançada também vai se esbaldar com episódios temáticos dos desenhos O pequeno urso, Pingu, Vila Sésamo, Castelo Rá-Tim-Bum, Super Fofos, Cocoricó, Doug, Minúsculos – a vida privada dos insetos, O pequeno George e Os camundongos aventureiros.

E no dia de Natal, 25, das 9h30 às 11h15, a TV Cultura traz ainda outros episódios temáticos dos desenhos Minúsculos – a vida privada dos insetos, Super Fofos e Cocoricó.

Programação infantil de Ano Novo

No dia 26, às 13h30, estreia a peça Ciranda das Flores, do Teatro Rá Tim Bum, trazendo a história de Dona Jardineira e Sr. Semeador, que são apaixonados um pelo outro, mas não possuem coragem de se declarar. Estão sempre relembrando histórias de outros casais e cantigas que remetem às plantas, como o Cravo e a Rosa. A peça conta também com o Sr. Espada, que tenta ajudá-los, sem muito sucesso. A direção é de Fernando Gomes e o elenco é formado por Cristiano Gouveia, Elcio Rodrigues e Helena Ritto.

Já no dia 31 de dezembro, às 10h30, é a vez do episódio especial As férias do tio Eustáquio, do Cocoricó. O Tio Eustáquio, irmão da avó, resolve passar as férias na fazenda. Todos ficam felizes e empolgados com a sua vinda e com suas histórias, menos o avô que morre de ciúmes.

E por fim, no dia 2 de janeiro, às 13h30, vai ao ar a peça inédita Melancia e Coco Verde, do Teatro Rá Tim Bum. Na trama, Bia, Ana Clara, Rafael e Vladimir são quatro amigos que compartilham juntos o dia-a-dia da escola. Enquanto Vlad provoca Bia, Rafa cutuca Ana Clara, que tem uma amiga boneca, a Stephany. E Bia tem um diário como seu grande aliado, só que o sumiço misterioso desse diário transforma a história numa aventura. A direção é de Bete Rodrigues e o elenco é formado por Natália Grizi, Perla Frenda, Wilson Mandri, Daniel Rodríguez e Magê Blanques.