A TV Cultura exibe neste domingo, dia 4 de julho, a partir das 19h30, uma entrevista exclusiva com Rubem Alves no programa Almanaque Brasil. Ele é teólogo, filósofo, psicanalista, professor universitário e uma autoridade quando o assunto é educação.

O educador fala, entre outras coisas, sobre o ensino no Brasil e comenta sobre a Escola da Ponte, de Portugal, que virou tema de um de seus livros: A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir. “Escolas que são gaiolas são aquelas que mantêm os alunos dentro dos programas. As que são asas são as que fazem os alunos saltar dos programas para compreender a complexidade, o desafio e a beleza dos problemas da vida”, reflete.

Alves complementa dizendo: “Eu conheci uma escola que faz isso. Ela não tem professores dando aula, não tem salas separadas. Os alunos estão juntos, em grupos de seis pessoas, que escolhem o tema que querem pesquisar. Então eles dizem sobre o que querem aprender. Os professores não dão respostas, eles fazem perguntas. E é aí que se desenvolve a inteligência”.

Já no quadro Cantos do Brasil, o programa apresenta uma entrevista com o músico e compositor Edu Krieger, que fala sobre sua carreira e influências musicais. “Comecei profissionalmente no coro infantil do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, com sete anos. Eu me interessava por música pelo fato de o meu pai ser maestro. Então em casa sempre houve um ambiente muito favorável ao estudo da música. Os almoços de domingo eram sempre macarronadas regadas a Pixinguinha, Cartola, Chico e Tom Jobim”, conta.