A TV Cultura exibe neste domingo, dia 16, a partir da 0h30, o concerto da Symphonica Toscanini, gravado em agosto na Sala São Paulo. A apresentação é parte da temporada 2007 do Mozarteum Brasileiro.

O diretor musical da New York Philharmonic e um dos mais respeitados músicos da atualidade, Lorin Maazel, fundou a Symphonica Toscanini em 2006, com o intuito de preservar os ideais e o legado do maestro Arturo Toscanini, falecido há 50 anos.

Arturo Toscanini era violoncelista da orquestra do Scala de Milão quando, durante uma apresentação da ópera Aida no Rio de Janeiro, o regente contratado foi fragorosamente vaiado pelo público presente. Com apenas 19 anos, Toscanini foi convidado a subir ao pódio e regeu a ópera de maneira tão magnífica que o público do Rio, considerado então como um dos centros mundiais da ópera, passou a reverenciá-lo, iniciando uma das mais bem sucedidas carreiras da história da música erudita.

A apresentação na Sala São Paulo fez parte dessa primeira grande turnê da Symphonica Toscanini pela América do Sul. Com quase duas centenas de artistas no palco, a orquestra trouxe um concerto com obras de Respighi, Roussel e Strauss. O espetáculo contou com a participação especial da soprano Nancy Gustafson.