Duas vezes campeão mundial de boxe, Eder Jofre lamenta o sucesso do MMA (Mixed Martial Arts) no Provocações desta semana. Em entrevista a Antonio Abujamra, ele chama o esporte do momento de “assassinato”. “O boxe é violento, mas tem regras”, rebate. O programa inédito vai ao ar na TV Cultura nesta terça-feira (8/5), às 23h.

- Publicidade -

O ex-pugilista reclama do mau momento do boxe no Brasil e, sem falsa modéstia, se coloca ainda hoje como o maior nome do esporte no País. Aos 76 anos, ele afirma que não se sente velho. “Se chegar alguém aqui agora e quiser fazer uma luva comigo, eu faço”, garante.

Com seus 1,64m de altura, Eder Jofre foi campeão mundial na categoria Peso Galo (até 53,5 kg) e como Peso Pena (até 57kg). Ficou famoso pelo apelido de Galo de Ouro. Para os críticos americanos, é um dos maiores boxeadores de todos os tempos.

Depois de se aposentar dos ringues, Jofre entrou para a política. Foi quatro vezes vereador por São Paulo. Considera-se um comunista mesmo tendo exercido mandato por partido não alinhado a suas ideias, o antigo PSD. O ex-atleta fala ainda sobre sua tentativa de se eleger pela quinta vez: “Eu não abandonei a política, ela me abandonou”.

Provocações – Eder Jofre
Terça, dia 08, às 23h
TV Cultura

- Publicidade -