A TV Cultura preparou uma programação especial em homenagem ao cantor Pena Branca. Nesta quarta-feira, dia 10 de fevereiro exibe uma edição especial do programa Ensaio, e no sábado, exibe o Viola, Minha Viola sobre o cantor.

"Decepar a cana, recolher a garapa da cana…" É assim, com um de seus principais sucessos que a dupla Pena Branca e Xavantinho se apresenta no programa Ensaio, gravado em 1991 e que vai ao ar nesta quarta-feira (10/2), a partir das 23h, em homenagem a José Ramiro Sobrinho, o Pena Branca, que faleceu na última segunda-feira (8/2), aos 70 anos, vítima de um infarto fulminante.

O programa, carregado de emoção, mostra a legitimidade caipira desses violeiros, com imagens que exploram suas expressões e depoimentos que resgatam a infância em Uberlândia/MG, a vida dura na roça, a família, as festas na fazenda, o início da carreira e os diversos nomes artísticos que tiveram, como Peroba e Jatobá, Barcelo e Barcelinho, Xavante e Xavantinho e, por fim, o nome que os consagrou .

Já no sábado (13/2), às 21h30, Inezita Barrozo apresenta uma edição especial do Viola, Minha Viola com trechos de vários programas que tiveram a participação do Pena Branca, dentre eles, um gravado em outubro de 2009 – uma das últimas aparições do músico na televisão.