O Universal Channel exibe no dia 6 de junho, domingo, às 21h, o último episódio da série Monk. Nos Estados Unidos, o fim da série foi aguardado com grande comoção. A exibição do último episódio foi o mais assistido da TV a cabo de todos os tempos, entre as séries com uma hora de duração, atraindo 9,4 milhões de telespectadores.

[As informações abaixo podem conter spoilers]

No último episódio "Monk e o Fim – Parte 2", os detetives continuam a busca para descobrir quem envenenou Monk (Tony Shalhoub), enquanto o detetive assiste a fita que Trudy (Melora Hardin) lhe gravou antes de morrer, contando um importante segredo de sua vida. Ao assistir a fita, Monk estarrecido se depara com informações que podem levá-lo ao criminoso que assassinou sua esposa.

Mesmo doente, Monk vai atrás do suspeito, mas com o agravamento do seu estado de saúde, acaba sendo internado novamente no hospital. Enquanto isso, Natalie (Traylor Howard) e seu namorado Albright (Casper Van Dien) pegam algumas coisas da casa de Monk para levar até o amigo que está no hospital e descobrem como ajudá-lo. Mas em meio a tantas histórias e confusões, Monk finalmente encontra uma razão para voltar a amar.