Neste domingo (24), o Discovery apresenta "Sherpas: A Vida no Everest", especial inédito que documenta a relação do povo sherpa com a montanha e com o trabalho de seus jovens, diante de uma das piores avalanches registradas no Everest, em 18 de abril de 2014, na região de Khumbu Icefall.

Os sherpas são coadjuvantes em todas as proezas de alpinistas e turistas que desafiam o Everest. Nativos de vilarejos da região, eles guiam os montanhistas, carregam equipamentos pesados, montam acampamentos e fazem operações logísticas por trilhas perigosas, no meio da noite, para garantir a segurança de clientes de operadoras que exploram a região. A catástrofe foi decisiva nas discussões sobre a indústria do alpinismo no Everest, cuja base depende dos nativos nepaleses. Ficaram evidentes as condições de trabalho dos sherpas e iniciou-se um movimento por melhorias.

Os registros incluem os primeiros chamados de socorro e as reações das famílias de alguns dos trabalhadores que estavam na montanha. As tradições, crenças religiosas, os rituais, a vida e o luto dos nativos saem da sombra do “sonho ocidental” que as expedições representam e assumem o foco da história.

"Sherpas: A Vida no Everest" estreia dia 24 de abril, às 23h10 no canal Discovery.