Vcfaz.tv
Agora na TV Hugo Chávez: O Comandante
14:24 - 15:10
The Pop Game
14:00 - 15:00
Soul Surfer - Coragem de ...
13:20 - 15:00
revista eletronica  
Moderador O Vcfaz está com inscrições abertas para novos moderadores e colaboradores. Veja aqui como fazer parte da equipe!
    Você está lendo um tópico
Novo Tópico Responder Mensagem 

Satélite   
Satélite SGDC 1 (do BRASIL) posição 75.0º W - tópico para comentários.
As mensagens são de responsabilidade de seus autores.
Este tópico possui Mensagens 33 respostas e Visualizações 6285 visitas.
Anterior  1, 2, 3, 4


J.B.F.LIMA em 16 Jun 2017 - 13:32       
anos | Abr 2008 | Mensagens: 1841 | Barreiras - BA
  
 

Transferência de operações do SGDC para a Telebras começa nesta quinta-feira (15)

Chamada handover, operação se estende até 30 de junho. No próximo mês, começam os testes para garantir o funcionamento do Satélite Geoestacionário. Ministro Gilberto Kassab destaca importância do artefato para o país.

Começa nesta quinta-feira (15) o processo de transferência do comando de operação do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) para a Telebras. Chamado handover, o procedimento se estenderá até 30 de junho, quando a empresa assumirá as funções do equipamento.

Atualmente, os testes de verificação do SGDC são feitos pela Thales Alenia Space, que construiu o satélite, a partir do seu centro de controle em Cannes, na França. Os testes são acompanhados pelos Centros de Operações Espaciais da Telebras instalados em Brasília e no Rio de Janeiro.

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, destacou o empenho do governo federal em viabilizar o projeto por meio da liberação de recursos e a importância do SGDC para o Brasil.

"Com o Satélite Geoestacionário, que se torna realidade a partir da definição dele como prioridade do governo, avançaremos muito no campo da inclusão digital, que se traduz em menos desigualdade e mais oportunidades para cidadãos de todo o país, além de aperfeiçoar serviços em saúde e educação, por exemplo", afirmou.

Posição final

Após 38 dias do lançamento ao espaço, o SGDC chegou à sua posição final na manhã do último domingo (11). Alocado na posição 75° oeste, o equipamento passará pelos últimos procedimentos antes de entrar em operação definitiva. Até o momento, os resultados são satisfatórios.

"Todas as semanas temos o que comemorar quanto aos testes do SGDC. Até agora, todos os testes que envolvem a verificação da cobertura do satélite, do comportamento do sistema de radiação das antenas e dos transmissores do SGDC estão indicando respostas conforme o esperado", disse o diretor Técnico-Operacional da Telebras, Jarbas Valente.

Em julho, serão feitos os testes fim-a-fim, que vão avaliar a real capacidade e as condições de cobertura requeridas pelo SGDC, para que a Telebras possa ativar clientes na rede do satélite. Convênios firmados entre a empresa pública e os ministérios da Educação e da Saúde vão permitir que pelo menos 7 mil equipamentos públicos municipais, estaduais e federais se conectem à rede mundial de computadores. Além disso, vai possibilitar a ampliação do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).

"Vivemos a era da conectividade, e o satélite vai permitir acesso à banda larga em todas as regiões do país, incluindo as mais distantes e remotas, levando educação, pesquisa, integração, prestação de serviços, como internet para escolas rurais e postos de saúde. O SGDC vai trazer inclusão e cidadania, aumentando a competitividade nas empresas e cumprindo com a missão social e digital de conectar e integrar todos os lugares desse imenso país", ressaltou o presidente da Telebras, Antonio Loss.

O satélite

O SGDC é o primeiro equipamento geoestacionário brasileiro de uso civil e militar. Fruto de uma parceria entre o MCTIC e o Ministério da Defesa, recebeu R$ 2,7 bilhões em investimentos. Adquirido pela Telebras, tem uma banda Ka, que será utilizada para comunicações estratégicas do governo e implementação do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) – especialmente em áreas remotas –, e uma banda X, que corresponde a 30% da capacidade do equipamento, de uso exclusivo das Forças Armadas.

A aquisição do satélite da Thales Alenia Space foi feita por meio de competição internacional, via contrato com a Visiona, uma joint venture entre a Telebras e a Embraer. A criação da Visiona, em 2012, corresponde a uma das ações selecionadas como prioritárias no Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) para atender aos objetivos e às diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (PNDAE) e da Estratégia Nacional de Defesa (END).

Fonte: MCTIC
http://www.mcti.gov.br/pagina-noticia/-/asset_p...D5rY_redirect=%2F


Responder com Citação    




J.B.F.LIMA em 30 Jul 2017 - 21:50       
anos | Abr 2008 | Mensagens: 1841 | Barreiras - BA
  
 

Ministro destaca impactos do satélite nos serviços públicos e na agricultura do país

Gilberto Kassab participou do roadshow para promover a oferta pública da capacidade do SGDC. Segundo o edital, Telebras atenderá demandas de governo, enquanto empresas vão conectar o mercado corporativo e residências.

O Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) vai trazer ao país a oportunidade de modernizar serviços públicos como a educação, a saúde e a agricultura. A afirmação é do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, que participou nesta quinta-feira (27), em São Paulo, do roadshow promovido pela Telebras para divulgar a cessão pública de parte da capacidade em banda Ka do equipamento.

"O satélite tem um extraordinário papel no desenvolvimento do Brasil. Ao longo dos anos, até a finalização do projeto, terão sido investidos R$ 2,8 bilhões – um número pequeno diante do benefício que vai trazer para o país, como levar desenvolvimento para todos os cantos e melhorar a qualidade dos serviços de saúde e educação e as condições da nossa agricultura", afirmou.

A capacidade do SGDC foi dividida em três lotes. Um deles será destinado à prestação de serviços de telecomunicações pela Telebras para atender a demandas de governo nas áreas de educação, segurança e saúde. A capacidade dos outros dois lotes será ofertada no chamamento público, que recebe propostas no dia 28 de agosto.

Para o presidente interino da Telebras, Jarbas Valente, as empresas vencedoras da oferta pública vão poder oferecer conexão a preços competitivos. "No desenho que fizemos, quem vai atender o mercado corporativo, as residências, são as operadoras que adquirirem nossa capacidade. Em todos os estudos que fizemos, os valores vão ficar 10 vezes menores do que os valores praticados hoje no mercado, qualquer que seja o fornecedor, dada a capacidade e a qualidade do serviço", explicou.

Na próxima semana, a Telebras apresenta a oferta pública de cessão da capacidade do SGDC em Londres e em Nova Iorque.

O SGDC foi lançado em maio a fim de atender as necessidades de massificação da internet do país e assegurar a segurança das comunicações estratégicas. As Forças Armadas são responsáveis pela operação da banda X, que corresponde a 30% da capacidade do equipamento.

Fonte:
http://www.mcti.gov.br/noticia/-/asset_publishe...ricultura-do-pais


Responder com Citação    

CRISPIM em 20 Ago 2017 - 12:03       Moderação
anos | Fev 2006 | Mensagens: 7018 | Itajaí - SC
  
 

Em testes:

Lembrando que este Satélite é Banda Ka e X

Só quem tem LNBF´s para receber as TP´s em testes.


NORAD ID: 42692
HORÁRIO LOCAL: 09:56:52
UTC:12:56:52
LATITUDE:0,01
LONGITUDE:-74.87
ALTITUDE [km]: 35787.76
ALTITUDE [mi]: 22237.48
SPEED [km / s]: 3.07
SPEED [mi / s]:1.91
AZIMUTE:302,2 NW
ELEVAÇÃO: +45.6
ASCENSÃO DIREITA: 05h 33m 41s
DECLINAÇÃO: 03 ° 47 '02' '
Hora Sidereal Local: 08h 00m 25s
O satélite está em luz do dia
PERÍODO DO SATÉLITE: 1437 m


Abs.


Responder com Citação    

CRISPIM em 20 Ago 2017 - 12:05       Moderação
anos | Fev 2006 | Mensagens: 7018 | Itajaí - SC
  
 

Em testes:

Lembrando que este Satélite é Banda Ka e X

Só quem tem LNBF´s para receber as TP´s em testes.



NORAD ID: 42692
HORÁRIO LOCAL: 09:56:52
UTC:12:56:52
LATITUDE:0,01
LONGITUDE:-74.87
ALTITUDE [km]: 35787.76
ALTITUDE [mi]: 22237.48
SPEED [km / s]: 3.07
SPEED [mi / s]:1.91
AZIMUTE:302,2 NW
ELEVAÇÃO: +45.6
ASCENSÃO DIREITA: 05h 33m 41s
DECLINAÇÃO: 03 ° 47 '02' '
Hora Sidereal Local: 08h 00m 25s
O satélite está em luz do dia
PERÍODO DO SATÉLITE: 1437 m


Abs.


Responder com Citação    

Anterior  1, 2, 3, 4






Enviar Mensagens Novas: Proibído
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Excluir Mensagens: Proibído
Votar em Enquetes: Proibído






VCVIP
Usuário:  
Senha:  
Lembrar 
Cadastre-se!
Mundosat
E shop Satelite
RGS

Compare no BuscapÉ



SIGA-NOS

Facebook   Twitter   Youtube

VCFAZ.TV NO CELULAR

App Android   Telegram

FALE CONOSCO

E-mail    Fórum Ajuda

ACESSO RÁPIDO

Na Televisão: Últimas Notícias |  Novelas |  Guia de TV
Colunas: Agenda de estreias |  Entrevista |  FabioTV |  No Controle
Fóruns de Debate: Equipamentos |  Esportes |  Feeds |  NET Claro |  Oi |  On Demand |  Papo Aberto |  Política |  Promoções |  Satélite |  SKY |  Tech |  TV |  Vivo | 
Sobre o vcfaz.tv: Fale Conosco |  Parcerias |  Regras de Participação |  Ajuda | 
Powered by phpBB © 2001, 2002 phpBB Group