Você está lendo um tópico
Novo Tópico Responder Mensagem 

Televisão   
Justiça autoriza operadora de tv paga cobrar por ponto extra.
As mensagens são de responsabilidade de seus autores.
Este tópico possui Mensagens 5 respostas e Visualizações 747 visitas.

Edson Lima em 29 Nov 2017 - 17:28       
anos | Abr 2007 | Mensagens: 114 | Londrina - PR

O Superior Tribunal de Justiça autorizou as operadoras de TV paga a cobrarem um valor a mais de seus assinantes que possuem pontos extras de TV por assinatura. Oficialmente, a cobrança de mensalidade pelo ponto adicional segue proibida, conforme resolução de 2009 da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). No entanto, as operadoras poderão exigir pagamento pela locação dos aparelhos decodificadores.

O aluguel do decodificador já era permitido pela Anatel, que também aprovou a cobrança de taxas pela instalação e manutenção de pontos extras. No entanto, é a primeira vez que o STJ elabora um parecer sobre o tema.

A decisão se refere à ação que uma cliente gaúcha moveu contra a NET em 2011, na qual questionava tanto a legalidade da cobrança de mensalidade quanto de aluguel do decodificador nos pontos extras. A cliente venceu no tribunal do Rio Grande do Sul, mas a operadora recorreu e o caso foi parar no STJ. A decisão não foi unânime na Quarta Turma, responsável por julgar casos de direito privado, que envolvem assuntos como comércio, contratos e consumos.

De acordo com a assessoria de imprensa do STJ, a íntegra da decisão deve ser publicada no site do órgão dentro de alguns dias. No entanto, ela já gera controvérsia: na prática, a medida permitirá que as operadoras cobrem pelo ponto adicional, desde que discriminem na fatura que o valor é referente ao aluguel do decodificador.

O CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações) elaborou laudo técnico que mostrou que as operadoras têm custos para fornecer o ponto extra, o que nega a decisão do tribunal gaúcho, que defendia que a cobrança seria ilegítima pois o serviço prestado pela operadora é único, independentemente da quantidade de pontos.

Pela importância do caso, o julgamento acabou envolvendo órgãos como a Anatel, a Associação Brasileira de TV por Assinatura, a Associação Brasileira de Televisão, a Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas e o Instituto Brasileiro de Defesa do consumidor.

http://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/mercado/...onto-extra--17937

Responder com Citação   

RockyRei em 30 Nov 2017 - 14:41       
anos | Out 2007 | Mensagens: 363 | Porto Alegre - RS

Claro, esse pessoal do Judiciário é o que recebe os maiores salários do Brasil.

Podem pagar por dez pontos extras e ainda sobra dinheiro.

O cidadão comum que se dane.

Se ainda cobrassem uma taxa simbólica (5 reais) pelo equipamento extra...mas em alguns casos chega em 30 reais.

Responder com Citação   

BLANK em 30 Nov 2017 - 17:54       
anos | Out 2005 | Mensagens: 1852 | Itamonte - MG

Não sou contra a decisão, e nunca fui!

Conheço e tive tv por assinatura desde 1988 com um sistema analógico chamado satélite cinema, e até início do novo milênio se comprava o decodificador para se ter tv por assinatura via DTH ao menos, em cabo era direto na tv e não se pagava ponto extra, neste caso.
Na época se comprava o equipamento e sem condições de sequer se ter acesso a um pacote livre, na época ninguém reclamava, comprava e pronto! No caso Sky por exemplo, sistema DTH!
TVA maravilhosa também tinha decoder também, em 1993, sem problemas!

Com o sistema digital, já se necessita do decodificador, que é um equipamento patrimoniado que pertence a operadora e está alugado enquanto o cliente pagar.

Eu nunca fui contra a cobrança em sí, por isso mesmo sempre procurei fazer parte de sistemas de compra e venda onde o equipamento é seu, ai sim, como no OiTv Livre que já tenho a anos e já se pagou pelo tempo de uso em HD e SD! Se queimar, queimou!

Ai, cada um faz como quiser, eu e meus ex-alunos, preferimos comprar o decoder e ter até 5 pontos e sem pagar por isso, poe o pacote pré-pago HD e pronto, no caso do OtTv Livre HD G2.

Paz e bem a todos!

Nerd

Responder com Citação   

marciossantana em 1 Dez 2017 - 8:26       
anos | Mar 2005 | Mensagens: 696 | Aracaju - SE

Concordo BLANK, lembro que quando a Sky e DirecTV começaram cobravam R$ 699,00 pelo equipamento e realmente você não tinha nenhum canal aberto, eu ficava no supermercado admirando aquele sistema e quem comprava já sabia o que estava levando.
Hoje é bem diferente e mais fácil, concordo que o as operadores tem despesas com o ponto extra, porém devia ser uma cobrança única e não ficarmos pagando uma mensalidade pra manter o aparato funcionando.
Depois que a Oi TV lançou o serviço LIVRE, tudo mudou, hoje também cancelei SKY e comprei o receptor da Oi, estou muito satisfeito e pago um valor justo.

Responder com Citação   

1pmafm em 1 Dez 2017 - 8:51       
anos | Jul 2008 | Mensagens: 63 | Campo Grande - MS

marciossantana escreveu
Concordo BLANK, lembro que quando a Sky e DirecTV começaram cobravam R$ 699,00 pelo equipamento e realmente você não tinha nenhum canal aberto, eu ficava no supermercado admirando aquele sistema e quem comprava já sabia o que estava levando.
Hoje é bem diferente e mais fácil, concordo que o as operadores tem despesas com o ponto extra, porém devia ser uma cobrança única e não ficarmos pagando uma mensalidade pra manter o aparato funcionando.
Depois que a Oi TV lançou o serviço LIVRE, tudo mudou, hoje também cancelei SKY e comprei o receptor da Oi, estou muito satisfeito e pago um valor justo.

Gostaria de saber como funciona. Fiquei interessado. Quantos equipamentos eu posso comprar. Quem instala? E qual o custo.

Responder com Citação   

heiderweb em 3 Dez 2017 - 15:55       
anos | Abr 2009 | Mensagens: 16 | Feira Nova - PE

Esse processo é polêmico.
Sou assinante sky, e pago pouco mais de 100,00 reais por 3 pontos extras.
Outro dia tentei um acordo com a operadora mais não foi a diante.

Responder com Citação   

Enviar Mensagens Novas: Proibído
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Excluir Mensagens: Proibído
Votar em Enquetes: Proibído

VCVIP
Usuário:  
Senha:  
Lembrar 
Cadastre-se!
Agora na TV revista eletronica
VT de Eventos
13:00 - 19:00
Trato Feito
17:30 - 18:00
Os Simpsons
17:25 - 17:50
O Efeito Nostradamus
17:30 - 18:15
Pokémon
17:30 - 18:00
Mundosat
RGS
E shop Satelite

Compare no BuscapÉ

SIGA-NOS

Facebook   Twitter   Youtube

VCFAZ.TV NO CELULAR

App Android   Telegram

FALE CONOSCO

E-mail    Fórum Ajuda

ACESSO RÁPIDO

Na Televisão: Últimas Notícias |  Novelas |  Sinal Aberto |  Ao vivo |  Guia de TV
Colunas: Estreias |  Ubaldo |  FabioTV |  No Controle
Fóruns de Debate: Equipamentos |  Esportes |  Feeds |  NET Claro |  Oi |  On Demand |  Papo Aberto |  Política |  Promoções |  Satélite |  SKY |  Tech |  TV |  Vivo | 
Sobre o vcfaz.tv: Fale Conosco |  Parcerias |  Regras de Participação |  Ajuda |