Você está lendo um tópico
Novo Tópico Responder Mensagem 

Satélite > Equipamentos   
OPERAÇÃO "RASTREÁVEL PARA TODOS"
As mensagens são de responsabilidade de seus autores.
Este tópico possui Mensagens 2052 respostas e Visualizações 905634 visitas.
   Anterior  1, 2, 3 ... , 204, 205, 206  Próximo

Bruno Caputo em 29/12/17, 11:59       
anos | Ago 2017 | Mensagens: 10 | São João del Rei - MG

Boa tarde amigos. Enfim, primeira postagem que faço nesse tópico. Irei instalar uma rastreável pela primeira vez e tenho algumas dúvidas. A situação é a seguinte: Até então uso sistema carona. Como pretendo motorizar uma Santa Rita de 3,60, lí as 204 páginas (desde o início) do tópico sobre rastreaveis aqui no vcfaz e as 24 páginas no BSD, além de pesquisar em you tube e alguns outros artigos na web.. Adquiri com o José Manuel da Usatel base polar, motosat e braço atuador. Já pesquisei que a declinação magnética aqui em São João del-Rei (MG) nos próximos 30 dias será 22,62º W para eu encontrar o norte verdadeiro com a bússola. Verifiquei elevação e off set para a região. Já acoplei antena à base polar, com a ajuda do melhor serralheiro que conheço, meu pai. Consegui uma barra de ferro maciço de cerca de 1 metro para o contrapeso, que pretendo usar trilhos de trem e algumas engrenagens de caminhão, pequenas e pesadas, que ganhei de um tio mecânico, que devo ir colocando na barra de ferro até conseguir balancear o sistema. Outra providência já tomada é preparar o kit carona para pegar Linear C, Circular C e ku. Então com a chegada e análise do material, surgiram dúvidas, especialmente pelo fato de os manuais do braço atuador e do motosat serem em inglês... então vamos às dúvidas:

- Pelo que entendi, não precisarei atuar nos dois botões do motosat, bastando ajustar as posiçoes no receptor. Correto? Ou preciso fazer algum procedimento no motosat?
- Outra dúvida é sobre a necessidade de manutenção preventiva no braço e nos rolamentos da base polar. Preciso colocar periodicamente alguma espécie de óleo ou graxa neles? Como fazer isso? Qual a periodicidade?
- Eu até lembro que esse assunto foi tratado aqui, mas não ficou claro... É sobre os limites, que ouvi falar ser um procedimento obrigatório e importante, mas não entendi como se faz.... Poderiam por favor me explicar qual o procedimento para as definições de limites?
Desculpe a extensão do texto. Aproveito para agradecer a todos que já compartilharam experiencias aqui e já me ajudaram imensamente. Agradeço desde já também a quem puder sanar essas dúvidas remanescentes. Um feliz 2018 aos amigos! Abraços!

Responder com Citação   

jaguariense em 29/12/17, 15:45       
anos | Nov 2005 | Mensagens: 876 | Rio Grande do Sul - RS

Caro Bruno

Sugestões e informações de um hobbysta (no caso sou eu heheheh):

No motosat não há nada a ajustar mas no motor do braço é importante conferir o limite leste e limite oeste e isso se dá pelo máximo encurtamento do braço e pelo máximo alongamento do braço, pois na base do motor tem uma tampa onde você tem acesso aos terminais de ligação do cabo do motosat ao braço (no meu caso são 4 fios, dois para alimentação e dois para os sensores de limites leste oeste). isso evitará danos no braço e impedirá que ele queira ir além do alongamento máximo ou do encurtamento máximo. O ajuste dos limites se dá por uma polia excêntrica que aciona o sensor de limite, tem que movimentar o braço até o limite desejado e soltar o parafuso central da polia excêntrica e posicioná-la manualmente até que ela acione o sensor de limite que é uma microchave.

Quanto ao norte verdadeiro sugiro usar o site do dishpointer (procure assim no google) e ele vai te dar a direção correta do norte verdadeiro a partir da localização real da tua antena, pois além da lista de satélites ele tem a indicação do norte verdadeiro. Dá uma olhada no site do dishpointer e veja se consegues essas informações por lá.

Eu tenho o meu sistema há mais de 10 anos e fiz duas manutenções de limpeza e lubrificação dos rolamentos da base e no motor do braço que houve entrada de umidade e desgaste das escovas (carvão) do motor. O desgaste das escovas é normal nesse tipo de motor devido ao uso. Quanto melhor for o balanceamento do contrapeso da antena menor será o desgaste das escovas (carvão do motor).

Abs e sucesso com votos de boas festas.

Responder com Citação   

Bruno Caputo em 30/12/17, 8:14       

Grande Jaguariense! Obrigado pela resposta! Honrado em ser respondido por um mestre das rastreáveis!
O meu braço é exatamente como você disse. tem 4 fios, eu abri a tampa e vi mesmo essa polia e a microchave. Consegui entender sua explicação. Entrei no dishpointer e achei o indicador do norte verdadeiro. Conhecia o site, mas não sabia dessa função. Obrigado por esclarecer sobre as manutenções. Aliás, obrigado por tudo! Reportarei aqui no fórum a evolução do sistema. Aliás, uma última dúvida: Durante o processo de ajuste de azimuth, elevação e off set, existe algum "macete" para identificar qual desses ajustes está eventualmente incorreto? Em resumo, existe algum sintoma específico que aponta onde está algum erro? Muitíssimo obrigado!!! Feliz 2018 a você todos os familiares!

jaguariense escreveu
Caro Bruno

Sugestões e informações de um hobbysta (no caso sou eu heheheh):

No motosat não há nada a ajustar mas no motor do braço é importante conferir o limite leste e limite oeste e isso se dá pelo máximo encurtamento do braço e pelo máximo alongamento do braço, pois na base do motor tem uma tampa onde você tem acesso aos terminais de ligação do cabo do motosat ao braço (no meu caso são 4 fios, dois para alimentação e dois para os sensores de limites leste oeste). isso evitará danos no braço e impedirá que ele queira ir além do alongamento máximo ou do encurtamento máximo. O ajuste dos limites se dá por uma polia excêntrica que aciona o sensor de limite, tem que movimentar o braço até o limite desejado e soltar o parafuso central da polia excêntrica e posicioná-la manualmente até que ela acione o sensor de limite que é uma microchave.

Quanto ao norte verdadeiro sugiro usar o site do dishpointer (procure assim no google) e ele vai te dar a direção correta do norte verdadeiro a partir da localização real da tua antena, pois além da lista de satélites ele tem a indicação do norte verdadeiro. Dá uma olhada no site do dishpointer e veja se consegues essas informações por lá.

Eu tenho o meu sistema há mais de 10 anos e fiz duas manutenções de limpeza e lubrificação dos rolamentos da base e no motor do braço que houve entrada de umidade e desgaste das escovas (carvão) do motor. O desgaste das escovas é normal nesse tipo de motor devido ao uso. Quanto melhor for o balanceamento do contrapeso da antena menor será o desgaste das escovas (carvão do motor).

Abs e sucesso com votos de boas festas.

Responder com Citação   

jaguariense em 30/12/17, 21:59       

O ajuste da inclinação da antena é igual ao ângulo da latitude, portanto não há muito o que fazer nesse ajuste mas o ângulo de offset sim. comece pelo satélite que estiver mais próximo da sua longitude. No meu caso, estou em latitude 29º e longitude 51º, então inclinei a base 29º e ajustei o norte verdadeiro, então movimentei a antena 1º e achei o sat 50W. Assim você vai avançando, achando um sat a leste e outro a oeste, movimentando a antena num vai-vem. E compare com as informações da imagem abaixo para definir o ajuste necessário.

Sucesso e bom 2018.

Responder com Citação   

Bruno Caputo em 31/12/17, 8:41       

Muitíssimo obrigado pelas explicações! E essa imagem ajuda muito a entender. Salvei aqui. Vou reportando por aqui o processo. Grande abraço a você, familiares e demais amigos do tópico. Feliz 2018!

Responder com Citação   

jaguariense em 15/1/18, 14:35       

Quais as medidas para um cabeçote? Essa é a pergunta que mais fazem.
Lamento decepcionar, mas não há medidas exatas, mas há algumas condições que o cabeçote tem que atender, independentemente das medidas, como podemos ver no vídeo a seguir.

Responder com Citação   

jaguariense em 1/2/18, 8:40       

Muitas imagens do nosso tópico foram perdidas ao longo do tempo, algumas podem ser recuperadas através do google, mas estão em tamanho pequeno ou baixa resolução, como essa...

Responder com Citação   

jaguariense em 9/2/18, 14:22       

Segue mais uma imagem de ajuste

Responder com Citação   

jaguariense em 9/2/18, 15:34       

ATUALIZANDO...

Qualquer falha podem postar...

Editado pela última vez por jaguariense em 9/2/18, 22:54. Editado 1 vez.
Responder com Citação   

mauro_directv em 9/2/18, 16:08       
anos | Abr 2008 | Mensagens: 2820 | Foz do Iguaçu - PR

jaguariense escreveu
ATUALIZANDO...

Qualquer falha podem postar...

Responder com Citação   

Anterior  1, 2, 3 ... , 204, 205, 206  Próximo

Enviar Mensagens Novas: Proibído
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Excluir Mensagens: Proibído
Votar em Enquetes: Proibído

VCVIP
Usuário:  
Senha:  
Lembrar 
Cadastre-se!

Sinal aberto
FOX Sports
14/06 a 22/06
SKY
Sportv 4K
14/06 a 15/07
NET e Oi

RGS
E shop Satelite

SIGA-NOS

Facebook   Twitter   Youtube

VCFAZ.TV NO CELULAR

App Android   Telegram

FALE CONOSCO

E-mail    Fórum Ajuda

ACESSO RÁPIDO

Na Televisão: Últimas Notícias |  Novelas |  Sinal Aberto |  TV Ao vivo |  Guia de TV
Colunas: Estreias |  Ubaldo |  FabioTV |  Cinema
Fóruns de Debate: Equipamentos |  Esportes |  Feeds |  Filmes e Séries |  NET Claro |  Oi |  Papo Aberto |  Política |  Promoções |  Satélite |  SKY |  TV |  Vivo | 
Sobre o Vcfaz: Fale Conosco |  Parcerias |  Regras de Participação |  Ajuda |