Você está lendo um tópico
Novo Tópico Responder Mensagem 

Televisão   
Produtor belo-horizontino é semifinalista ao Oscar por filme africano
As mensagens são de responsabilidade de seus autores.
Este tópico possui Mensagens 1 respostas e Visualizações 946 visitas.

Ricardo em 15/1/18, 0:44       Administração
anos | Ago 2003 | Mensagens: 6496 | Pontes e Lacerda - MT

Produtor belo-horizontino é semifinalista ao Oscar por filme africano

Fonte: http://www.otempo.com.br/divers%C3%A3o/magazine...fricano-1.1560596

DANIEL OLIVEIRA
Como muitos de sua geração, o belo-horizontino Elias Ribeiro teve um motivo bem claro para deixar o país aos 19 anos. “Tem muito a ver com minha sexualidade. Sempre tive um desconforto no Brasil, e acontece até hoje. Quando chego aí, é como se minha guarda subisse. Acho que a gente tem uma cultura muito católica, cheia de culpa. E só na Alemanha fui entender que era gay, que isso era tranquilo, e fiz as pazes comigo mesmo”, descreve. Depois de um ano lá, ele voltou, se assumiu para os pais e amigos, terminou a faculdade de Turismo e foi embora de vez.

O que Ribeiro não podia imaginar era que, 19 anos depois, essa narrativa de um jovem que questiona e quebra com tradições que o oprimem e busca se afirmar como ele é poderia levá-lo ao palco do Oscar. Aos 38 anos, o mineiro é produtor de “Os Iniciados”, longa da África do Sul – onde ele vive hoje – que está entre os nove semifinalistas ao Oscar de filme estrangeiro e que chega ao Brasil dia 18.

O longa de estreia do diretor John Trengove acompanha três jovens do grupo étnico Xhosa que, durante um ritual milenar de transição para a vida adulta e afirmação da masculinidade, são obrigados a confrontar o peso e as consequências da própria sexualidade. “Até hoje, me sinto desconfortável em alguns momentos do filme, por ter visto aquele tipo de bullying em vários momentos da minha vida”, revela Ribeiro.

O encontro entre ele e o cinema, porém, não foi algo que aconteceu logo de cara. Depois de sair do Brasil, o mineiro passou por países como Espanha, Alemanha e EUA, com trabalhos que iam de babá a monitor de acampamento de férias. Foi só em 2006, morando em Londres e se sentindo perdido na vida, que, inspirado por uma amiga daqui, ele decidiu que tinha perfil para trabalhar com produção cinematográfica. “Comprei uma passagem para Cannes, fui para o festival completamente de gaiato, sem convite para nenhum evento. Achei que podia chegar e acontecer, e não entrei em quase nenhuma sessão”, conta.

Mas lá, Ribeiro conheceu o roteirista norte-americano James Kilough, que também morava em Londres e lhe ofereceu um emprego como assistente de produção. A partir daí, o mineiro foi galgando posições em sets e chegou a dirigir alguns curtas. E depois de dois anos perseguindo um longa que não aconteceu, percebeu que seria melhor produtor que diretor. “Eu tive um filho ano passado e vi que a função do produtor tem muito a ver com ser pai: o provedor que tem que sair e achar o necessário para a criança existir – financeiramente, emocionalmente, num espaço seguro. Ou para o realizador se sentir empoderado, confiado. Eu tenho esse lado”, reflete.

Em 2011, ele partiu para um mestrado na África do Sul. Mas seu primeiro longa como produtor – o documentário “Jeppe numa Sexta”, exibido no É Tudo Verdade – aconteceu no meio do curso, e Elias acabou largando os estudos para abrir sua produtora, a Urucu Media. “Trabalhamos com cinema de autor. Não estou procurando o sonho hollywoodiano, mas sim histórias contemporâneas com um ponto de vista político e pessoal forte”, descreve.

Quarto longa da produtora (outro, “Eles só Usam Black-Tie”, foi lançado aqui ano passado), “Os Iniciados” é um ótimo exemplo disso. Mas não foi nada fácil de fazer. O filme retrata um ritual tabu no país – que consiste, basicamente, em uma circuncisão sem anestesia, associada, entre outras coisas, a ideias de “cura gay”. Trengove era um homem branco contando essa história, o que gerava resistência de financiadores internacionais. E investidores sul-africanos não acreditavam que a exibição de um filme desse fosse permitida pelo Film and Publication Board – espécie de Ancine do país.

Elias trouxe dois roteiristas Xhosa para trabalhar com o cineasta, num processo de desenvolvimento que durou seis anos. Nesse período, o ponto de vista do longa foi mudando de algo que julgava o ritual para uma história que enxerga as diferentes ideias do que é ser homem envolvidas nele, as diferentes formas de amar alguém – e que nenhuma delas é totalmente certa ou errada, grande mérito de “Iniciados”. Foram três anos no roteiro, mais dois procurando o elenco – o cantor Xhosa Nakhane Touré, que vive o protagonista Xolani em sua estreia no cinema, chegou a receber ameaças de ser queimado vivo por fazer o longa. E só depois de ser selecionado para o Festival de Sundance, o filme obteve seu primeiro financiamento local para completar o orçamento – até então, exclusivamente estrangeiro.

O resultado de tanto esforço são 17 prêmios internacionais e distribuição garantida em mais de 30 países, além do continente africano. “O filme te pega no começo e não solta até o fim. E tem essa mensagem antipatriarcal, contra uma masculinidade tóxica, que é a pauta que estamos vivendo no mundo hoje. E é por isso que chegou onde está”, celebra o produtor.

Responder com Citação   

Ricardo em 15/1/18, 0:45       Administração
anos | Ago 2003 | Mensagens: 6496 | Pontes e Lacerda - MT

Trailer:

Responder com Citação   

Enviar Mensagens Novas: Proibído
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Excluir Mensagens: Proibído
Votar em Enquetes: Proibído

VCVIP
Usuário:  
Senha:  
Lembrar 
Cadastre-se!
Agora na TV revista eletronica
Um Dia de Chef
15:30 - 16:00
De Placa
15:00 - 17:00
Assassinos Lendários
15:00 - 16:00
Além da Morte
15:15 - 17:10

Sinal aberto
AMC
11/08 a 28/08
SKY Pré-pago
MTV
20/08 a 30/08
SKY Pré-pago
Space
24/08 a 3/09
SKY Pré-pago
Paramount Channel
31/08 a 9/09
Oi, SKY e Vivo

RGS
E shop Satelite

SIGA-NOS

Facebook   Twitter   Youtube

VCFAZ.TV NO CELULAR

App Android   Telegram

FALE CONOSCO

E-mail    Fórum Ajuda

ACESSO RÁPIDO

Na Televisão: Últimas Notícias |  Novelas |  Sinal Aberto |  TV Ao vivo |  Guia de TV
Colunas: Estreias |  Ubaldo |  FabioTV |  Cinema
Fóruns de Debate: Equipamentos |  Esportes |  Feeds |  Filmes e Séries |  NET Claro |  Oi |  Papo Aberto |  Política |  Promoções |  Satélite |  SKY |  TV |  Vivo | 
Sobre o Vcfaz: Fale Conosco |  Parcerias |  Regras de Participação |  Ajuda |