Você está lendo um tópico
Novo Tópico Responder Mensagem 

Forum
Televisão   
Por que atores mexicanos estão atacando Yalitza Aparicio, indicada ao Oscar por Roma
As mensagens são de responsabilidade de seus autores.
Este tópico possui Mensagens respostas e Visualizações visitas.
1, 2  Próximo


Ricardo, 20/2/19, 16:10       Administração
anos | Ago 2003 | Mensagens: 7138 | Pontes e Lacerda - MT
     

Por que atores mexicanos estão atacando Yalitza Aparicio, indicada ao Oscar por 'Roma'

Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/geral-47278923?fbclid=IwAR0InKezxGM7hhq eh_qIK2xcIk07IddE7ShsWSvH2uKHambnMbcXt65Drus

De origem indígena e sem experiência com cinema, Yalitza Aparicio sensibilizou o público como protagonista do filme Roma e foi indicada ao Oscar. Mas tem enfrentado uma série de críticas no México

"Não é atriz", "não tem vocação nem futuro na área" e tem a "sorte das feias". Essas são apenas algumas das críticas feitas à atriz mexicana Yalitza Aparicio, protagonista do filme Roma, nomeado a 10 categorias do Oscar neste ano.

E não se trata de comentários de redes sociais, mas sim de diretores, atrizes e apresentadores de televisão inconformados com o sucesso de Yalitza.

A declaração mais recente foi do ator Sergio Goyri, que pediu desculpas depois que vazou um vídeo no qual ele aparece reclamando que tenham "nomeado uma índia" ao Oscar.

Ao saber dessa declaração, Yalitza disse: "Estou orgulhosa de ser uma indígena oaxaqueña e só lamento que haja pessoas que não sabem o significado correto das palavras."

Na semana passada, foi divulgado que um grupo de atores tentou evitar que Yalitza fosse escolhida como melhor atriz no prêmio Ariel, entregue pela Academia Mexicana de Artes e Ciências – o mais prestigiado do país.

A tentativa de boicotar a nomeação da atriz de origem indígena foi divulgada no Twitter por Rossana Barro, coordenadora do Festival Internacional de Cinema Morelia.

"Soube que há um grupo de atrizes mexicanas que está se organizado para pedir à academia de cinema que Yalitza Aparicio não seja considerada para a categoria de melhor atriz", escreveu Rossana Barro, em 11 de fevereiro.

"É a coisa mais medíocre, patética e vil que já escutei. Não direi mais nada", acrescentou.

Não se sabe quem fazia parte do grupo e há quem questione a sua existência.

Mas a cineasta María José Cuevas, autora do documentário Bellas de Noche (Belas da Noite), disse que a tentativa de boicote, de fato, existiu.

"Sim. Confirmado por vários lados", disse a cineasta pelo Twitter, ao ser perguntada sobre se a "fofoca" correspondia ou não à realidade.
'Ela não atuou'

O suposto boicote é parte da controvérsia que rodeia Yalitza Aparicio no México, especialmente após sua indicação ao Oscar na categoria de Melhor Atriz.

Ela é a segunda atriz mexicana a conseguir esse feito, depois de Salma Hayek, em 2003, pela participação no filme Frida.

A maioria dos atores mexicanos parabenizou Yalitza – muitos com entusiasmo. Mas alguns parecem inconformados.

'Há muitos atores incríveis que, sem terem estudado teatro e cinema, chegaram a ser grandes', disse Yalitza Aparicio.

Antes de participar de Roma, Yalitza era professora de pré-escola em Tlaxiaco, no estado Oaxaca. Os críticos à sua nomeação ao Oscar questionam a rápida ascensão na carreira.

Um dos comentários mais frequentes é o de que Yalitza alcançou a fama "por sorte" e que nunca se preparou para atuar como atriz.

Os adeptos dessa visão não admitem que Yalitza possa competir com protagonistas experientes. A apresentadora de televisão Elsa Burgos manifestou sua indignação pelo Facebook.

"Não estou desmerecendo o trabalho de ninguém. Cada um sabe como e quando vai chegar aonde quer. Mas, sinceramente, me digam: A atuação de Yalitza é espetacular para que seja nomeada ao Oscar?", questionou.

"Ela não atuou. Ela é assim. Fala assim, se comporta assim, como a Cleo (nome da personagem de Yalitza no filme). O Oscar se dá a uma atuação que não tenha nada a ver com você."

Outra declaração que gerou polêmica foi da cantora Yuri (Yuridia Valenzuela Canseco), que durante uma entrevista se disse contente por ver que alguém "com aquele tipo físico" esteja concorrendo ao Oscar.

"Acho muito bom. Como que uma pessoa com esse tipo (físico foi indicada)? Não importa o físico, é o talento", disse.

"Muita gente diz que se você está em Hollywood tem que ser muito mexicana, muito bonita e ter um corpaço. E ela é o contrário disso", acrescentou.

A atriz Laura Zapata também criticou a aparência de Yalitza quando os jornalistas perguntaram sua opinião sobre o sucesso da protagonista de Roma.

"Que sorte, né? É a sorte das feias", respondeu.

O comentário foi muito criticado nas redes sociais – Zapata reagiu dizendo que tinha sido uma brincadeira.


Responder com Citação   




RockyRei, 20/2/19, 19:42       
anos | Out 2007 | Mensagens: 523 | Porto Alegre - RS
     

É um tema que só ganha repercussão por conta do politicamente correto.

Entendo que a figura em questão tenha se saído muito bem, mas sou solidário aos artistas mexicanos profissionais.

Pessoas que precisam se dedicar uma vida inteira e que são passados para trás "na fila".

Lembrando que o diretor é mexicano (Alfonso Cuarón), mas um mexicano que não quis trabalhar com seus colegas, optando por escolher inexperientes.

Nesse ponto o politicamente correto não pega.


Responder com Citação   

josealvesjr, 21/2/19, 2:29       
anos | Jan 2008 | Mensagens: 42 | Rio de Janeiro - RJ
     

A inveja é uma merda.

Responder com Citação   

CRISPIM, 21/2/19, 9:19       Moderação
anos | Fev 2006 | Mensagens: 9418 | Itajaí - SC
     

O Sol nasceu para todos e o sucesso faz parte dos escolhidos.
- Se desse um Oscar a um cachorro pela atuação, não teria este mimimi todo.


Alegre


Responder com Citação   

Ricardo, 21/2/19, 14:41       Administração
anos | Ago 2003 | Mensagens: 7138 | Pontes e Lacerda - MT
     

Morei no México e posso garantir: a questão é mais antiga, complexa e profunda do que aparenta ser.

São extremamente racistas com aqueles que chamam de "chilangos". Querem negar qualquer traço físico que os distancie de americanos, espanhóis ou europeus em geral...


Responder com Citação   

RockyRei, 21/2/19, 19:20       
anos | Out 2007 | Mensagens: 523 | Porto Alegre - RS
     

Ricardo escreveu
Morei no México e posso garantir: a questão é mais antiga, complexa e profunda do que aparenta ser.

São extremamente racistas com aqueles que chamam de "chilangos". Querem negar qualquer traço físico que os distancie de americanos, espanhóis ou europeus em geral...


Sim, perfeito, mas uma coisa é racismo/preconceito/discriminação. Situações nojentas.

Outra é se dedicar uma vida inteira numa profissão e ver outra passar na frente num grande papel, sem qualquer experiência prévia. Eu, como artista, com certeza me sentiria prejudicado.


Responder com Citação   

robemar, 22/2/19, 10:07       
anos | Out 2005 | Mensagens: 2 | Tucano - BA
     

A relação do México com seus povos originários tem se constituído historicamente através de um apagamento constante (o que não é muito diferente daqui do Brasil) e isso fica muito evidente no caso de "Roma".

São duas coisas que me chamam a atenção em toda essa situação: essa tentativa de legitimar o ofício de ator/atriz apenas pelos meios formais e negar que essa linguagem artística pode ser apropriada e desenvolvida por pessoas que não tenham tido a formação do mercado. O segundo é utilizar esse argumento como forma de camuflar um racismo, e isso é muito grave.

Acho louvável a Academia enxergar todo o potencial de atuação de uma indígena. Isso demonstra um sinal de que boas atuações não precisam necessariamente ser brancas, estadunidenses e já serem consagradas pelo mercado, até porque essas já são reconhecidas e premiadas há muito tempo. Isso abre espaço para que uma diversidade possa ocupar espaços legitimados e disputar o reconhecimento pelos seus trabalhos.


Responder com Citação   

Ademir, 22/2/19, 10:44       
anos | Abr 2008 | Mensagens: 5432 | Paranavaí - PR
     

Citação
RockyRei, Lembrando que o diretor é mexicano (Alfonso Cuarón), mas um mexicano que não quis trabalhar com seus colegas, optando por escolher inexperientes.


Mas a atriz também é mexicana.

Só não é de descendência europeia.

Ela é indígena.

Quanto a falta de experiência, só se adquiri exercendo a profissão!

É claro que estão sendo preconceituosos!


Responder com Citação   

Jonathan99, 22/2/19, 11:06       
anos | Ago 2003 | Mensagens: 18 | Rio de Janeiro - RJ
     

Ela não passou a frente de ninguém, gente. O diretor viu potencial nela. Ela se encaixava na personagem dele e é isso. Sem contar que, muito provavelmente, ela fez testes e passou.

O mesmo aconteceu com o Vinícius de Oliveira, em Central do Brasil. O menino era um engraxate no aeroporto e foi convidado pelo diretor para fazer um teste depois de pedir dinheiro.

Era pro papel ser dele, assim como era pra esse papel ser da Yalitza.
Eu acho que é mais o preconceito que o Ricardo comentou aí do que um problema por ela não ter sido atriz antes.


Responder com Citação   

Rubens, 22/2/19, 12:55       
anos | Nov 2004 | Mensagens: 1064 | Rio de Janeiro - RJ
     

RockyRei escreveu
mas uma coisa é racismo (...)

Outra é se dedicar uma vida inteira numa profissão e ver outra passar na frente num grande papel, sem qualquer experiência prévia. Eu, como artista, com certeza me sentiria prejudicado.



Voce está defendendo entao uma forma de burrocracia, para levar em consideracao coisas como "tempo de serviço"...

Igual aquelas pessoas que pensam que um funcionario (principalmente se for funcionario publico) merece ganhar mais ou ser promovido primeiro, meramente porque ele é um velho trabalhando a trocentos anos na mesma reparticao e mesmo cargo...

Sinto informar, mas "merecimento" nunca foi sinonimo de "tempo de servico"... Uma pessoa com 3 meses de empresa pode se mostrar muito, mas muito mais merecedora de premios e reconhecimento do que outra que trabalha ha 30 anos no mesmo posto.

(E nao estou falando em causa propria, porque eu sou velho e tenho mais de 60 anos de idade. Estou apenas sendo justo!)

.


Responder com Citação   






1, 2  Próximo




Enviar Mensagens Novas: Proibído
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Excluir Mensagens: Proibído
Votar em Enquetes: Proibído




VCVIP
Usuário:  
Senha:  
Lembrar 

Cadastre-se!
Agora na TV revista eletronica
Hellraiser - Renasci..
02:22 - 03:52
VT - São Caetano x S..
03:00 - 04:00
Tudão MTV
02:50 - 04:00
Hemingway e Gellhorn
03:20 - 06:00
How I Met Your Mothe..
03:30 - 04:00

 
Sinal aberto
FOX Premium 1 e 2
21/03 a 24/03
Principais operadoras
Lifetime
11/03 a 25/03
Claro e NET
Comedy Central
18/03 a 26/03
SKY Pré-pago
TNT Series
22/03 a 31/03
Vivo

RGS
E shop Satelite


SIGA-NOS

Facebook   Twitter   Youtube

VCFAZ.TV NO CELULAR

Telegram

FALE CONOSCO

E-mail    Fórum Ajuda

ACESSO RÁPIDO

Na Televisão: Últimas Notícias |  Sinal Aberto |  TV Ao vivo |  FabioTV |  Guia de TV
Fóruns de Debate: Equipamentos |  Esportes |  Feeds |  NET Claro |  Oi |  Papo Aberto |  Promoções |  Satélite |  SKY |  TV |  Vivo | 
Sobre o Vcfaz: Fale Conosco |  Regras de Participação |  Ajuda |