Vcfaz.tv
Agora na TV GloboNews Especial
11:05 - 11:30
O Astronauta
11:10 - 13:00
Vida no Alasca
11:00 - 11:24
revista eletronica  
    Você está lendo um tópico
Novo Tópico Responder Mensagem 

Papo Aberto > Tech   
TIM completa 1.000 cidades com cobertura 4G
As mensagens são de responsabilidade de seus autores.
Este tópico possui Mensagens 5 respostas e Visualizações 339 visitas.

Ricardo em 14 Dez 2016 - 1:22       Administração
anos | Ago 2003 | Mensagens: 5135 | Pontes e Lacerda-MT

TIM completa 1.000 cidades com cobertura 4G

Fonte: https://tecnoblog.net/204667/tim-4g-mil-cidades/

Em outubro, a TIM prometeu cobrir 1.000 cidades com tecnologia 4G até o final do ano. Parecia um número surreal, visto que a operadora tinha pouco mais de 600 municípios atendidos até aquele momento. Mas a promessa foi cumprida: Fernando de Noronha é a milésima cidade da operadora a contar com rede LTE.

A meta segue ousada para o próximo ano: a operadora espera completar 2.000 cidades com a cobertura. Isso significa dobrar a quantidade de municípios atendidos em apenas um ano, cobrindo mais de 90% da população com internet móvel de alta velocidade. A operadora também espera chegar a 2.800 cidades com cobertura 3G até o final deste ano, o que é algo extremamente difícil considerando que em novembro a operadora possuía 2.012 municípios cobertos, de acordo com o Teleco.

Em Fernando de Noronha, o esforço para a cobertura foi ainda maior: a ilha não possui conexão de fibra ótica, restringindo a comunicação a satélites. Para entregar velocidade e latência, a TIM passou a usar satélites de média órbita, que estão mais próximos da Terra (8.000 km de distância). Antes, a operadora usava satélite geoestacionário, que entregava velocidade de até 100 Kb/s e latência de 600 ms. Com a novidade, a latência média passa a ser de 180 ms, e a operadora consegue entregar velocidades de até 30 Mb/s no 4G.

Para viabilizar essa cobertura, a operadora está fazendo um intenso refarming da frequência 2G, ou seja, desabilitando parte do espectro ocioso da tecnologia antiga para a ativação de antenas 4G. Embora a principal frequência adotada para o LTE no Brasil seja de 2.600 MHz, usar 1.800 MHz é uma abordagem inteligente por se tratar de uma frequência menor e permitir mais penetração de sinal.

Com o desligamento da TV analógica, a frequência de 700 MHz também deverá ser liberada. Em comunicado à imprensa, o CTO da operadora Leonardo Capdeville informou que a penetração de sinal em 700 MHz é até 12 vezes maior do que na frequência de 2.600 MHz. Com o mesmo número de antenas será possível atender a uma região muito maior, acelerando o plano de cobertura da operadora.

Enquanto isso, as outras operadoras permanecem longe da TIM. Com base em dados de novembro, a Claro possui 383 municípios cobertos, a Vivo segue com 244 cidades e, a Oi, com 147. Em cobertura 3G, a Vivo mantém a liderança com 3.651 cidades atendidas, enquanto a Claro cobre 2.999, a TIM fica com 2.012 e, a Oi, 1.198.

Responder com Citação    

Larry.Tate em 15 Dez 2016 - 21:27       
anos | Out 2007 | Mensagens: 1647 | São Paulo - SP

Falta agora funcionar as ligações de voz.
Aqui em São Paulo ela é ótima, mas o pessoal da minha empresa que viaja sofre muito com a TIM.

Responder com Citação    

Ricardo em 15 Dez 2016 - 23:14       Administração
anos | Ago 2003 | Mensagens: 5135 | Pontes e Lacerda-MT

Aqui nem 3G tem. Mal funciona o 2G.

Responder com Citação    

jpbsousa em 15 Dez 2016 - 23:49       
anos | Jul 2008 | Mensagens: 253 | Goiânia - GO

Aqui em Goiânia a TIM em 2G/3G é um uma lástima, já no 4G está de igual pra igual em qualidade com a Vivo e a cobertura ainda é melhor, pois raramente fica sem cobertura, mesmo em ambientes fechados.

Tenho um chip da TIM, desde de 2002, quando começaram a operar aqui em Goiânia, recentemente naquela promoção do wifikiller, me cadastrei para utilizar com TIMBETA, migrei o meu plano, desde quando liberaram, aposentei meu pós da Vivo, e posso dizer, que se continuar assim, estou pensando seriamente em cancelar ou reduzir meu plano Pós da Vivo por um menor ou mesmo pré-pago.

Responder com Citação    

thiagoencd em 18 Dez 2016 - 18:43       
anos | Jul 2006 | Mensagens: 233 | Rio de Janeiro - RJ

Fiz o mesmo e passei para o Tim Beta, aqui no RJ a cobertura 4G é muito boa e a velocidade é ótima. Não tenho problemas com a operadora. Em viagens também não tive problemas até agora.

Responder com Citação    

CRISPIM em 18 Dez 2016 - 21:26       Moderação
anos | Fev 2006 | Mensagens: 6277 | Itajaí - SC

Aqui na cidade fiz um download com a Vivo e Tim 4G indicando o mesmo sinal: A Tim foi melhor para baixar o arquivo.
Planos similares!

Alegre 2

Responder com Citação    

Enviar Mensagens Novas: Proibído
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Excluir Mensagens: Proibído
Votar em Enquetes: Proibído

VCVIP
Usuário:  
Senha:  
Lembrar 
Cadastre-se!
Mundosat
E shop Satelite
Agenda
Novelas

Compare no BuscapÉ

vcfaz.tv
RSS RSS Facebook Twitter Youtube
Na Televisão
Últimas Notícias
Novelas
Guia de TV

Programa Avesso

Colunas
Agenda de estreias
Entrevista
FabioTV
No Controle
Top Músicas

Fóruns de Debate
TV
  ├ On Demand
  ├ NET Claro
  ├ Oi
  ├ SKY
  └ Vivo
Satélite
  ├ Equipamentos
  └ Feeds
Papo Aberto
  ├ Esportes
  ├ Promoções
  ├ Política
  └ Tech
Sobre o vcfaz.tv
Fale Conosco
Parcerias
Regras de Participação
Ajuda
Newsletter
Receba diariamente as notícias em seu email.

Email:

Delivered by FeedBurner