Vcfaz.tv
Moderador O Vcfaz está com inscrições abertas para novos moderadores e colaboradores. Veja aqui como fazer parte da equipe!
    Você está lendo um tópico
Novo Tópico Responder Mensagem 

Papo Aberto   
QUASE MIL ANOS DE VIDA ... E NADA!
As mensagens são de responsabilidade de seus autores.
Este tópico possui Mensagens 9 respostas e Visualizações 425 visitas.

Emilio em 20 Abr 2017 - 8:13       
anos | Jul 2006 | Mensagens: 708 | Ourinhos - SP

Assim é Portugal aos olhos do mundo. Com quase um milênio de emancipação política e nada de expressivo. Nações bem mais jovem são potências mundiais, em verdade, mandando no mundo, enquanto a "S´anta T´errinha" nada a apresentar.
Seria até desnecessário perguntar o por quê, pois a maioria deve saber os motivos dessa estagnação em relação ao fator econômico e social ali verificado. Nem um vulto de destaque, nada de avantajado em tecnologia, muito menos em economia a nível mundial. Apenas o encolhimento em seu cantinho, com os mesmo fatores de sempre, patinando no velho sistema.
Dito isto, com a palavra os colegas e, dependendo das respostas, se não forem satisfatórias, voltarei para dar minha opinião. Abraços e bom dia.

Responder com Citação    

mjbondioli em 20 Abr 2017 - 8:56       
anos | Jan 2017 | Mensagens: 422 | Pindamonhangaba - SP

Portugal vivia da exploração de suas terras de além mar, com a emancipação de suas ex-colônias, houve a estagnação de sua economia e sem nenhuma perspectiva de futuro, somada aos anos de ditadura salazarista, Portugal entrou em um estado de letargia. Acabou perdendo o bonde da história e quando acordou se viu como parte dos subúrbios europeus.

Responder com Citação    

Paulo.es em 20 Abr 2017 - 11:23       
anos | Dez 2006 | Mensagens: 1075 | Vitória - ES

Você conhece Portugal?
Que tal fazer um tour, mesmo que pelo Google Earth?

https:[email protected],-9.143....0620697h,60t,-0r

E você conhece os problemas das nações que "mandam" no mundo?

Acho errado julgar uma nação ou um povo de forma tão simplista. Cada um sabe da sua vida e seu valor. Ninguém se interessa pelo julgamento de valor dos outros.
Aliás, tem um povinho que adora julgar. São os que se acham S..... e vivem na hipocrisia.

A pergunta é: Quem está mais feliz? Quem tem mais qualidade de vida?

Responder com Citação    

Knight em 20 Abr 2017 - 12:17       
anos | Out 2015 | Mensagens: 246 | Osasco - SP

Paulo.es escreveu
Você conhece Portugal?

Acho errado julgar uma nação ou um povo de forma tão simplista. Cada um sabe da sua vida e seu valor. Ninguém se interessa pelo julgamento de valor dos outros.
Aliás, tem um povinho que adora julgar. São os que se acham S..... e vivem na hipocrisia.

Concordo contigo. Olha para a Brasil, quem será que é mais "S´anta T´errinha" .

Responder com Citação    

b@nzé em 20 Abr 2017 - 15:36       
anos | Ago 2012 | Mensagens: 648 | São Paulo - SP

Portugal teve um bom crescimento econômico depois que entrou para União Europeia, nos anos 90. E teve muito brasileiro que fugiu pra lá para dias melhores. Sorriso amarelo

Responder com Citação    

Emilio em 20 Abr 2017 - 15:38       

Paulo.es escreveu
Você conhece Portugal?

ORA MEU CARO!
O QUESITO FELICIDADE NÃO ENTRA NA QUESTÃO. ESTAMOS TRATANDO DA EXPRESSÃO NACIONAL, NADA ALÉM DISSO. Não adianta querer mudar o rumo da questão, abordando outros aspectos. Aponte fatores econômicos de grande envergadura, expressão de vultos no contexto social e então conversaremos.
Observe que estamos tratando de fatos e não julgando, muito menos menosprezando a nação ultramarina. A resposta de JMBondioli foi bem mais coerente, porque atinou com a questão expostas, isso é, não fugiu do contexto.[/b]

Responder com Citação    

Paulo.es em 20 Abr 2017 - 19:05       
anos | Dez 2006 | Mensagens: 1075 | Vitória - ES

Emilio escreveu

ORA MEU CARO!
O QUESITO FELICIDADE NÃO ENTRA NA QUESTÃO. ESTAMOS TRATANDO DA EXPRESSÃO NACIONAL, NADA ALÉM DISSO. Não adianta querer mudar o rumo da questão, abordando outros aspectos. Aponte fatores econômicos de grande envergadura, expressão de vultos no contexto social e então conversaremos.
Observe que estamos tratando de fatos e não julgando, muito menos menosprezando a nação ultramarina. A resposta de JMBondioli foi bem mais coerente, porque atinou com a questão expostas, isso é, não fugiu do contexto.[/b]

Seu raciocínio está totalmente errado.
Em relação aos "grandes Vultos", muito do que se utiliza hoje em dia em tecnologia, e é ensinado nas escolas em todas as disciplinas, inclusive no meio artístico, veio de descobertas e estudos realizados por grandes vultos de origem latina (Franceses, Italianos, espanhóis) há vários séculos.
Cientistas e intelectuais católicos influenciam a sociedade há séculos, através da matemática, física, Química, Medicina, pintura, música, etc
Os grandes vultos da humanidade tiveram a mesma origem e crença do povo português.

Se algumas nações se desenvolveram mais que outras, a história explica a dominação de determinados povos sobre outros, a exploração e a destruição de culturas.
De fato, os EUA não medem esforços pra explorar e destruir culturas visando o lucro próprio. Financiou e patrocinou ditaduras pra ampliar seus domínios. Não vejo nenhum mérito nessa envergadura econômica, pelo contrário. É previsível.

Dessa destruição cultural e econômica patrocinada pelas nações anglo-saxônicas só restou mesmo a bagunça que vemos hoje em dia, principalmente aqui no Brasil.

Mas pessoalmente, continuo valorizando a felicidade e qualidade de vida como ponto-chave. Melhor ser feliz no Brasil e Portugal, do que deprimido em Londres ou nos EUA.
E isso não tem nada a ver com envergadura ou vultos...

Responder com Citação    

Emilio em 20 Abr 2017 - 22:50       

Paulo.es escreveu:

Dessa destruição cultural e econômica patrocinada pelas nações anglo-saxônicas só restou mesmo a bagunça que vemos hoje em dia, principalmente aqui no Brasil.

Mas pessoalmente, continuo valorizando a felicidade e qualidade de vida como ponto-chave. Melhor ser feliz no Brasil e Portugal, do que deprimido em Londres ou nos EUA.
E isso não tem nada a ver com envergadura ou vultos...

Esta sua abordagem está bastante coerente com o assunto. Demonstrou fatores pró e contra, dissertando sobre pontos relativos e comparativos com outros povos. Assim o debate ganha nível mais elevado.
Quanto aos latinos, não estou negando méritos, nem tentando colocá-los aquém do que são. O tema de meu tópico diz respeito somente a Portugal em seus aspectos econômicos, tecnológicos, além de discorrer sobre a ausência de elementos de destaque em todas as áreas daquele país, exceto na arte literária. Camões, Gil Vicente, Fernando Pessoa, deixaram marcas nessa área. Aliás, eles fizeram parte do currículo quando cursei a Faculdade. Eu gostava de F. Pessoa com seus heterônimos, suas formas, poemas...mas isso ficou lá na década de 70.

Responder com Citação    

faog em 25 Abr 2017 - 0:12       
anos | Dez 2006 | Mensagens: 2032 | Porto Alegre - RS

Acompanho pela RTPi, como está vida em Portugal . Eles tem problemas, mas continuam com a indústria do Turismo a todo vapor . Eu gosto de Portugal, e tenho uma gratidão enorme, pois meu bisavô GOMES, em 1861 saiu de Braga, e veio fazer um trabalho temporário no Rio Grande do Sul, e cá ficou, casou, e deixou enorme descendência, entre os quais, este que escreve estas linhas .
Via de regra, Portugal e os demais países europeus, pelo que leio não tem os problemas de roubo de celulares, roubo de veículos, assaltos a carros-fortes, e outras tantas mazelas que infernizam nossas terras sudamericanas .

Responder com Citação    

Knight em 25 Abr 2017 - 10:37       
anos | Out 2015 | Mensagens: 246 | Osasco - SP

faog escreveu
Acompanho pela RTPi, como está vida em Portugal . Eles tem problemas, mas continuam com a indústria do Turismo a todo vapor . Eu gosto de Portugal, e tenho uma gratidão enorme, pois meu bisavô GOMES, em 1861 saiu de Braga, e veio fazer um trabalho temporário no Rio Grande do Sul, e cá ficou, casou, e deixou enorme descendência, entre os quais, este que escreve estas linhas .
Via de regra, Portugal e os demais países europeus, pelo que leio não tem os problemas de roubo de celulares, roubo de veículos, assaltos a carros-fortes, e outras tantas mazelas que infernizam nossas terras sudamericanas .

Concordo contigo, não da nem pra comparar a violência e crimes que ocorre no Brasil com outros paises europeus, inclusive Portugal. Eu tbm tenho descendência portuguesa, em 1964 meu pai com 18 anos saiu da Guarda e veio com sua familia toda pra SP.

Responder com Citação    

Enviar Mensagens Novas: Proibído
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Excluir Mensagens: Proibído
Votar em Enquetes: Proibído

VCVIP
Usuário:  
Senha:  
Lembrar 
Cadastre-se!
Mundosat
E shop Satelite

Compare no BuscapÉ

SIGA-NOS

Facebook   Twitter   Youtube

VCFAZ.TV NO CELULAR

App Android   Telegram

FALE CONOSCO

E-mail    Fórum Ajuda

ACESSO RÁPIDO

Na Televisão: Últimas Notícias |  Novelas |  Guia de TV
Colunas: Agenda de estreias |  Entrevista |  FabioTV |  No Controle
Fóruns de Debate: Equipamentos |  Esportes |  Feeds |  NET Claro |  Oi |  On Demand |  Papo Aberto |  Política |  Promoções |  Satélite |  SKY |  Tech |  TV |  Vivo | 
Sobre o vcfaz.tv: Fale Conosco |  Parcerias |  Regras de Participação |  Ajuda |