Você está lendo um tópico
Novo Tópico Responder Mensagem 

Papo Aberto   
Glória Maria posta frase polêmica em véspera de Consciência Negra
As mensagens são de responsabilidade de seus autores.
Este tópico possui Mensagens 11 respostas e Visualizações 1108 visitas.
1, 2  Próximo

Rafa! em 20 Nov 2017 - 18:43       
anos | Mai 2006 | Mensagens: 2471 | São Paulo - SP

Glória Maria posta frase polêmica em véspera de Consciência Negra

Quatro dias antes do Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no Brasil na data de 20 de novembro, a jornalista Gloria Maria postou em sua conta do Instagram uma frase creditada ao ator americano Morgan Freeman:

O dia em que pararmos de nos preocupar com Consciência Negra, Amarela, ou Branca e nos preocuparmos com Consciência Humana, o racismo desaparece”.

Morgan Freeman

Rapidamente, seus seguidores se dividiram entre os favoráveis e os que condenaram a opinião da jornalista.

Com a proliferação de opiniões, Glória resolveu escrever um textão aos que foram contra:

“Pra todos que não concordam com este pensamento do Morgan Freeman: Não concordar é um direito de vocês! Mas pretender que todos pensem igual é no mínimo prepotente! Eu concordo totalmente com ele! Pra começar ele não é brasileiro e não está citando o dia da Consciência Negra. Uma conquista nossa! Está falando de algo muito maior. Humanidade! Eu e ele também nascemos negros e pobres e conquistamos nosso espaço com muita luta é trabalho! Não somos privilegiados. Somos pessoas que nunca aceitaram o lugar reservado pra nós num mundo branco! Algum de vocês conhece a minha história e a dele? Se contentam em tirar conclusões e emitir opiniões equivocadas em redes sociais! Nós estudamos, lutamos, resistimos e combatemos todo tipo de discriminação! O preconceito racial é marca nas nossas vidas! Mas não tenho que mudar minhas ideias por imposição de quem quer que seja! Apagar este post???? Nunca!!!! Quem não concorda com ele ok! Acho triste mas entendam. As cabeças e os sentimentos graças a Deus não são iguais! Como lutar contra a desigualdade se não aceitamos as diferenças? Queridos vivam suas vidas e nos deixe viver a nossa! Temos que tentar sempre encontrar nosso próprio caminho! Sem criticar e condenar o dos outros! Cada um precisa combater o racismo da maneira que achar melhor! Lembrando sempre do direito e da opinião do outro!sou negra e me orgulho . Mas não sigo cartilhas . Minhas dores raciais conheci e combati sozinha! Sem rede social para exibir minhas frustrações! Tenho direito e dever de colocar o que penso num espaço que é meu! Não imponho e nao aceito que me digam como devo viver ou pensar! 💋”

Numa das respostas mais contrárias, o seguidor Lazinho – sem referências ao apelido do ator Lázaro Ramos – criticou:

“Branco discutindo se existe racismo é como homem reclamando de dor no útero. Quem escreveu foi um advogado branco. Acredito que quando você começou a sua carreira sofreu vários atos de racistas encubados muito mais até que a Maju sofre hoje, pois lá em mil novecentos e lá vai bolinha, a tv era mais Branca que hoje por conta das cotas. Hoje, vc deve sofrer menos pois você é a GLORIA MARIA, mas não significa que não sofra deste mal. Sofre menos do que eu pois não sou conhecido….Essas frases de efeito são muito bonitas no papel, pois um racista pode te respeitar, pois a lei do racismo impôs isso, mas te odiar ….o que falta é amor entre as pessoas, amar uns aos outros e como Amor em algumas pessoas está em falta….. respeito você, mas não concordo!”

Mas há quem esteve do seu lado: “Que resposta sábia e maravilhosa! Concordo plenamente! Somos seres/filhos de um Deus divino e que não faz distinção de nenhum de nós! Cada um faz e conquista teu espaço! Parabéns por essa postura espontânea e verdadeira!”, escreveu um seguidor.

http://veja.abril.com.br/blog/veja-gente/gloria...e-causa-polemica/

Responder com Citação   

Larry.Tate em 20 Nov 2017 - 19:10       
anos | Out 2007 | Mensagens: 2393 | São Paulo - SP

Concordo plenamente com ela.
Essa mulher é muito inteligente e se chegou onde chegou foi por pura competência e trabalho árduo.

Responder com Citação   

Fabio DG em 20 Nov 2017 - 20:11       
anos | Dez 2016 | Mensagens: 155 | Ipanema - MG

Já era seu fã, depois desta fiquei mais ainda, parabéns ela pelas verdades escritas, mostra o quanto ela é inteligente e super profissional. Mais um belo exemplo que a cor da pele não influencia na capacidade de cada um de nós , infelizmente muitos querem que tudo caia do céu, não vão a luta, não estudam, não se dedicam, quanto tem oportunidades na vida não sabem aproveitar, depois vem dizer que não deram oportunidades. Viva a Gloria Maria.

Responder com Citação   

Ricardo em 20 Nov 2017 - 20:55       Administração
anos | Ago 2003 | Mensagens: 5930 | Pontes e Lacerda - MT

É preciso sim discutir o racismo, tanto o declarado quanto aquele que se esconde em frases de efeito...

Responder com Citação   

CRISPIM em 20 Nov 2017 - 21:06       Moderação
anos | Fev 2006 | Mensagens: 7501 | Itajaí - SC

Nem comento sobre o racismo, porque isso na minha infância no interior nunca vi falar disso. E olha que tinha família de todas as cores estrangeiras em nosso município.

Tem uma conotação grande na mídia atualmente e muitos só querem se exaltar e aproveitar a onda pra levar algumas vantagens.

Sorriso amarelo

Responder com Citação   

Smurf_Valente em 20 Nov 2017 - 21:22       
anos | Fev 2010 | Mensagens: 362 | Valente - BA

Não a qualquer tipo de preconceito sempre!
Mas... tomara que negros, brancos, índios, gays, mulheres, héteros, religiosos percebam logo que tem muitos artistas e principalmente políticos que estão se aproveitando desse "empoderamento falso" das minorias para ganhar eleições e dinheiro...
Quando digo "falso empoderamento" é pq se fosse de verdade não precisaríamos está aqui questionando a razão de uma pessoa pública que colocou uma frase a qual é muito pertinente... Cuidado com o Empoderamento do Mal, esse sim é perigoso!
PS. somos Todos Afrodescendentes, muito raro alguém ter um sangue´"puro", quem se acha melhor do que o outro pela diferença de cor lembre que quando morrer a terra vai destruir sua matéria não importa a sua pigmentação....

Responder com Citação   

Ademir em 20 Nov 2017 - 21:53       
anos | Abr 2008 | Mensagens: 3926 | Paranavaí - PR

2 minutos para entender a Desigualdade Racial no Brasil

Esse vídeo publicado pela Revista Superinteressante em 20/11/2016 é altamente didático e esclarecedor.

Para entender com a sociedade brasileira chegou a esse ponto, uma lida rápida nesse pequeno texto também esclarece.

-------------------------------------------------

Neste dia 20 de novembro, diversas entidades da sociedade civil, especialmente as ligadas ao movimento negro, estão realizando eventos para assinalar o Dia da Consciência Negra. Estes eventos têm uma orientação comemorativa, mas também estão voltados a afirmação da consciência política, da pertença étnico racial e da reivindicação dos direitos da população afro-brasileira.

Compreende-se que a assinatura da Lei Áurea não trouxe a verdadeira libertação. Apesar da legalidade da alforria viu-se a construção de outras formas de opressão e negação do direito à cidadania aos negros. Os mecanismos de exclusão continuaram assumindo facetas diferenciadas. Não foi permitido o acesso dos negros à educação, emprego renumerado, moradia digna e outras formas de beneficio, que para a população em geral já existiam no século XIX.

Então a memória da “Abolição da Escravatura” passou a ser cultivada como algo promissor muito mais pelo Estado do que pela população negra. A insistência em celebrar a memória de Zumbi dos Palmares no dia 20 de Novembro foi a resposta dada pelos negros organizados na perspectiva de lembrar que a abolição foi um processo inconcluso e que só seria plenamente completa pela pressão do movimento negro. Então a luta de Zumbi foi tomada com sinal de resistência e que deveria permear as ações do movimento negro em suas diferentes esferas de organização.

A conclusão da obra abolicionista passa pela inclusão plena da população afro-brasileira em todos os espaços de cidadania da nação brasileira. Isto ainda não acontece na sua totalidade devido à discriminação e ao preconceito racial, pecado das pessoas e das instituições cuja face mais perniciosa está refletida na realidade de pobreza e exclusão de boa parte dos afro-brasileiros.

http://www.salesianos.br/news/conheca-a-histori...onsciencia-negra/

Responder com Citação   

leco em 21 Nov 2017 - 10:45       
anos | Abr 2006 | Mensagens: 863 | Curitibanos - SC

Racismo não é mimimi. Está explicito ou disfarçado, em dose pequena ou vultuoso. infelizmente está na cultura, herança desde a senzala. Combate ao racismo não deve ser factual e sim constante. A sociedade sim tem que recuperar a dignidade dos negros porque historicamente foram alijados. Cotas foi um mecanismo temporariamente necessário para que um dia não precise mais existir.

Responder com Citação   

xoto em 21 Nov 2017 - 17:00       
anos | Out 2003 | Mensagens: 715 | Ilhéus - BA

Nao sei..
Mas ainda continuo achando que focam no racismo como o problema dos negros não terem poder...

quando na verdade deveriamos focar em educação para fazer com que esses seres humanos na faixa pobre tenha acesso a educação de qualidade e possam traçar suas vidas de forma igualitaria a outros seres humanos que tiveram mais oportunidades.

Pra mim eh facil pro governo promover a ideia do pais racista como justificativa de poucos negros terem sucesso.... inves de por a culpa nos seus péssimos mandatos que não educam em nada nossas crianças humanas.
Estão manipulando a realidade.

Sei que muitos vão criticar essa minha opnião...
mas é o que penso.
Ponto!

Responder com Citação   

Ademir em 21 Nov 2017 - 21:53       
anos | Abr 2008 | Mensagens: 3926 | Paranavaí - PR

Citação
xoto, Mas ainda continuo achando que focam no racismo como o problema dos negros não terem poder...

A palavra é oportunidades!

E é dever do estado agir para que seus cidadãos tenham oportunidades.

Pra isso acredito que saúde e educação básicas de qualidade, além de segurança são essenciais.

Esses são os ingredientes mínimos e tão necessários para que todos os cidadãos possa construir com dignidade e mais justiça sua vida e dar melhores condições a seus descendentes.

Se não pra que pagamos tantos impostos!

Responder com Citação   

1, 2  Próximo

Enviar Mensagens Novas: Proibído
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Excluir Mensagens: Proibído
Votar em Enquetes: Proibído

VCVIP
Usuário:  
Senha:  
Lembrar 
Cadastre-se!
Agora na TV revista eletronica
Seven - Os Sete Crim..
02:25 - 04:35
Arquivos Extraterres..
03:00 - 03:45
A Saga Crepúsculo: A..
01:55 - 04:00
Shut Eye
03:20 - 04:10
VT - Athletic x Real..
03:15 - 05:00
Mundosat
RGS
E shop Satelite

Compare no BuscapÉ

SIGA-NOS

Facebook   Twitter   Youtube

VCFAZ.TV NO CELULAR

App Android   Telegram

FALE CONOSCO

E-mail    Fórum Ajuda

ACESSO RÁPIDO

Na Televisão: Últimas Notícias |  Novelas |  Sinal Aberto |  Ao vivo |  Guia de TV
Colunas: Estreias |  Ubaldo |  FabioTV |  No Controle
Fóruns de Debate: Equipamentos |  Esportes |  Feeds |  NET Claro |  Oi |  On Demand |  Papo Aberto |  Política |  Promoções |  Satélite |  SKY |  Tech |  TV |  Vivo | 
Sobre o vcfaz.tv: Fale Conosco |  Parcerias |  Regras de Participação |  Ajuda |