Você está lendo um tópico
Novo Tópico Responder Mensagem 

Papo Aberto   
O trágico incêndio no Museu Nacional
As mensagens são de responsabilidade de seus autores.
Este tópico possui Mensagens 17 respostas e Visualizações 808 visitas.
1, 2  Próximo

Rafa! em 3/9/18, 18:03       
anos | Mai 2006 | Mensagens: 2953 | São Paulo - SP

Um incêndio de grandes proporções destruiu o Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, Zona Norte do Rio.

O fogo começou por volta das 19h30 deste domingo (2) e foi controlado no fim da madrugada desta segunda-feira (3). Mas pequenos focos de fogo seguiam queimando partes das instalações da instituição que completou 200 anos em 2018 e já foi residência de um rei e dois imperadores.

Grande parte do Museu Nacional destruída pelas chamas (Foto: Reprodução/TV Globo)

A maior parte do acervo, de cerca de 20 milhões de itens, foi totalmente destruída. Fósseis, múmias, registros históricos e obras de arte viraram cinzas. Pedaços de documentos queimados foram parar em vários bairros da cidade.

Segundo a assessoria de imprensa do museu e o Corpo de Bombeiros, não há feridos. Apenas quatro vigilantes estavam no local, mas eles conseguiram sair a tempo.

As causas do fogo, que começou após o fechamento para a visitantes, serão investigadas. A Polícia Civil abriu inquérito e repassará o caso para que seja conduzido pela Delegacia de Repressão a Crimes de Meio Ambiente e Patrimônio Histórico, da Polícia Federal, que irá apurar se o incêndio foi criminoso ou não.

Falta d'água atrapalhou bombeiros
Pesquisadores e funcionários do Museu Nacional se reuniram com o Corpo de Bombeiros para tentar auxiliar no combate das chamas. O objetivo era orientar o trabalho dos bombeiros numa tentativa de impedir que o fogo chegasse a uma parte do museu que contém produtos químicos. Alguns deles são inflamáveis e usados na conservação de animais raros.

Bombeiros precisaram pedir caminhões-pipa para auxiliar no combate ao incêndio. Segundo o comandante-geral, coronel Roberto Robadey Costa Junior, a falta de carga em hidrantes atrasou o trabalho em cerca de 40 minutos. Foi necessário retirar água do lago que fica na Quinta da Boa Vista para ajudar no controle das chamas.

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2...a-vista-rio.ghtml

Responder com Citação   

Rafa! em 3/9/18, 18:45       

O Brasil queimou – e não tinha água para apagar o fogo

Eu vim ao Rio para um evento no Museu do Amanhã.

Então descobri que não tinha mais passado.

Diante de mim, o Museu Nacional do Rio queimava.

O crânio de Luzia, a “primeira brasileira”, entre 12.500 e 13 mil anos, queimava. Uma das mais completas coleções de pterossauros do mundo queimava. Objetos que sobreviveram à destruição de Pompeia queimavam. A múmia do antigo Egito queimava. Milhares de artefatos dos povos indígenas do Brasil queimavam.

Vinte milhões de memória de alguma coisa tentando ser um país queimavam.

O Brasil perdeu a possibilidade da metáfora. Isso já sabíamos. O excesso de realidade nos joga no não tempo. No sem tempo. No fora do tempo.

O Museu Nacional em chamas. Um bombeiro esguichando água com uma mangueira um pouco maior do que a que eu tenho na minha casa. O Museu Nacional queimando. Sem água em parte dos hidrantes, depois de quatro horas de incêndio ainda chegavam caminhões-pipa com água potável. O Museu Nacional queimando. Uma equipe tentava tirar água do lago da Quinta da Boa Vista. O Museu Nacional queimando. A PM impedia as pessoas de avançar para tentar salvar alguma coisa. O Museu Nacional queimando. Outras pessoas tentavam furtar o celular e a carteira de quem tentava entrar para ajudar ou só estava imóvel diante dos portões tentando compreender como viver sem metáforas.

Brasil, é você. Não posso ser aquele que não é.

O Museu Nacional queimando.

O que há mais para dizer agora que as palavras já não dizem e a realidade se colocou além da interpretação?

Diante do Museu Nacional em chamas, de costas para o palácio, de frente para onde deveria estar o povo, Dom Pedro II em estátua. Sua família tinha tentado inventar um país e o fundaram sobre corpos humanos. Seu avô, Dom João VI, criou aquele museu no Palácio de São Cristóvão. Dom Pedro II está no centro, circunspecto, um homem feito de pedra, um imperador. Diante da parte esquerda do museu, indígenas de diferentes etnias observam as chamas como se mais uma vez fossem eles que estivessem queimando. Estão. É o maior acervo de línguas indígenas da América Latina, diz Urutau Guajajara. É a nossa memória que estão apagando. É o golpe, é o golpe. Poderiam ter salvo, e não salvaram, ele grita.

Nunca salvaram. Há 500 anos não salvam.

As costas de Pedro ferviam.

Quando soube que o museu queimava, eu dividi um táxi com um jornalista britânico e uma atriz brasileira com uma câmera na mão. “Não é só como se o British Museum estivesse queimando, é como se junto com ele estivesse também o Palácio de Buckingham”, disse Jonathan Watts. “Não há mais possibilidade de fazer documentário”, afirmou Gabriela Carneiro da Cunha. “A realidade é Science Fiction.”

Eu, que vivo com as palavras e das palavras, não consigo dizer. Sem passado, indo para o Museu do Amanhã, sou convertida em muda. Esvazio de memória como o Museu Nacional. Chamas dentro de todo ele, uma casca do lado de fora. Sou também eu. Uma casca que anda por um país sem país. Eu, sem Luzia, uma não mulher em lugar nenhum.

A frase ecoa em mim. E ecoa. Fere minhas paredes em carne viva.

“O Brasil é um construtor de ruínas. O Brasil constrói ruínas em dimensões continentais.”

A frase reverbera nos corredores vazios do meu corpo. Se a primeira brasileira incendiou-se, que brasileira posso ser eu?

O que poderia expressar melhor este momento? A história do Brasil queima. A matriz europeia que inventou um palácio e fez dele um museu. Os indígenas que choram do lado de fora porque suas línguas se incineram lá dentro. E eu preciso alcançar o Museu do Amanhã. Mas o Brasil já não é o país do futuro. O Brasil perdeu a possibilidade de imaginar um futuro. O Brasil está em chamas.

O Museu Nacional sem recursos do Governo federal. Os funcionários do Museu Nacional fazendo vaquinha na Internet para reabrir a sala principal. O Museu Nacional morrendo de abandono. O Museu Nacional sem manutenção. O Rio de Janeiro. Flagelado e roubado e arrancado Rio de Janeiro. Entre todos os Brasis, tinha que ser o Rio.

Ouço então um chefe de bombeiros dar uma coletiva diante do Museu Nacional, as labaredas lambem o cenário atrás dele. O bombeiro explica para as câmeras de TV que não tinha água, ele conta dos caminhões-pipa. E ele declara: “Está tudo sob controle”.

Eu quero gargalhar, me botar louca, queimar junto, ser aquela que ensandece para poder gritar para sempre a única frase lúcida que agora conheço: “O Museu Nacional está queimando! O Museu Nacional está queimando!”.

O Brasil está queimando.

E o meteorito estava dentro do museu.
https://brasil.elpais.com/brasil/2018/09/03/opin...75822_774583.html

Responder com Citação   

CRISPIM em 3/9/18, 19:21       Moderação
anos | Fev 2006 | Mensagens: 8570 | Itajaí - SC

Conheci este Museu em 1975. Uma perda e infelizmente o estado do RJ embrenhou-se na corrupção e deixaram de cuidar do patrimônio cultural com história do Brasil Imperial.

Suspeito triste

Responder com Citação   

Rafa! em 3/9/18, 19:43       

No centro velho de São Paulo, há pequenos museus que estão em situações precárias!! Quantos por aí também estão na mesma situação que estava o Museu Nacional? Os ratos que governaram o país roubaram o dinheiro que poderiam servir para reformar o Museu Nacional e tantos outros que tem por aí. Triste isso.

Responder com Citação   

mjbondioli em 3/9/18, 19:53       
anos | Jan 2017 | Mensagens: 866 | Pindamonhangaba - SP

Estão destruindo o futuro e queimando o passado. O que restará?

Responder com Citação   

leco em 3/9/18, 21:18       
anos | Abr 2006 | Mensagens: 1291 | Curitibanos - SC

Congelamento de recursos por 20 anos, extinção do Ministério da cultura, a cara do Temer.

Responder com Citação   

Matheus(i not understand) em 3/9/18, 21:23       
anos | Dez 2014 | Mensagens: 1727 | Ponta Grossa - PR

Triste...
E pensar que o estrago poderia ser bem menor se os hidrantes estivessem em funcionamento.

Responder com Citação   

leco em 3/9/18, 22:18       
anos | Abr 2006 | Mensagens: 1291 | Curitibanos - SC

Por ironia tem um lago na Quinta...

Responder com Citação   

Ademir em 4/9/18, 7:45       
anos | Abr 2008 | Mensagens: 4746 | Paranavaí - PR

Acompanhei a cobertura do incêndio pela GloboNews.

Entre as pessoas que foram ouvidas durante a cobertura, a fala de um pesquisador/professor que trabalhava no museu me chamou a atenção:

SERÁ MUITO DIFÍCIL FAZER O BRASILEIRO COMPREENDER O VALOR DAQUILO QUE ELE PERDEU!

Responder com Citação   

waltersandes em 4/9/18, 10:40       
anos | Fev 2006 | Mensagens: 2028 | São Paulo - SP

Rafa! escreveu
No centro velho de São Paulo, há pequenos museus que estão em situações precárias!! Quantos por aí também estão na mesma situação que estava o Museu Nacional? Os ratos que governaram o país roubaram o dinheiro que poderiam servir para reformar o Museu Nacional e tantos outros que tem por aí. Triste isso.

Caro colega, você se esqueceu me mencionar que apesar das perdas históricas incalculáveis, o Brasil ainda tem os MELHORES ESTÁDIOS DE FUTEBOL "PADRÃO FIFA". Além do Parque Olímpico do Rio de Janeiro, que custaram aos olhos do trabalhador e dos contribuintes, BILHÕES (leia bem), BILHÕES DE REAIS do dinheiro público. Estádios de Futebol e Vila Olímpica ORGULHOS do povo brasileiro. Servem para absolutamente NADA. Kkkkkkkkkkk!!!!!!

E tudo isso num governo corrupto chamado Governo do Lula e Dilma do PT. Apoiados por políticos do PMDB, DEM, PSDB, PCdoB, PCB e tanto outros ligados aos governos do PT na época.

Se o Brasil tem pouca memória, eu tenho ótima memória, e se o país está perdendo a sua Identidade Cultural, é por culpa única e exclusiva deste povo ignorante que vota num Tiririca, num José Sarney com 99 anos de idade para Senador, num Renan Calheiros, num Paulo Maluf (que rouba, mas faz), num Sérgio Cabral, num Eduardo Cunha e tantos políticos corruptos que há neste país e que estão apenas interessados em seus próprios interesses particulares e não no bem do país ou daqueles que os elegeram.

Um país onde os ministros do STF acham que ganhar R$ 32 mil Reais de salário + benefícios, é pouco, o que se pode esperar??? Que se preserve a memória nacional nos Museus??? Aaaahhh conta outra piada, porque esta nós já conhecemos desde Cabral (O descobridor do Brasil).

A tragédia no Museu Nacional do Rio, já era anunciada há anos. E as autoridades governamentais e responsáveis pelo Museu simplesmente disseram assim: Isso não é problema meu.

Abs,
Walter - thumbright

Responder com Citação   

1, 2  Próximo

Enviar Mensagens Novas: Proibído
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Excluir Mensagens: Proibído
Votar em Enquetes: Proibído

VCVIP
Usuário:  
Senha:  
Lembrar 
Cadastre-se!
Agora na TV revista eletronica
Jornal GloboNews - E..
20:00 - 20:30
Dupla do Barulho
19:46 - 20:36
Chance
19:45 - 20:30
Operação Policial
19:36 - 20:24

Sinal aberto
Cinemax
14/09 a 23/09
SKY Pré-pago
Comedy Central
17/09 a 28/09
Vivo
Cinemax
14/09 a 29/09
Vivo
FOX Premium 1 e 2
27/09 a 1/10
Principais operadoras
E!
28/09 a 7/10
SKY Pré-pago

RGS
E shop Satelite

SIGA-NOS

Facebook   Twitter   Youtube

VCFAZ.TV NO CELULAR

App Android   Telegram

FALE CONOSCO

E-mail    Fórum Ajuda

ACESSO RÁPIDO

Na Televisão: Últimas Notícias |  Novelas |  Sinal Aberto |  TV Ao vivo |  Guia de TV
Colunas: Estreias |  Ubaldo |  FabioTV |  Cinema
Fóruns de Debate: Equipamentos |  Esportes |  Feeds |  Filmes e Séries |  NET Claro |  Oi |  Papo Aberto |  Política |  Promoções |  Satélite |  SKY |  TV |  Vivo | 
Sobre o Vcfaz: Fale Conosco |  Parcerias |  Regras de Participação |  Ajuda |