viva O canal de televisão por assinatura VIVA completa quatro anos no ar em maio e, para celebrar, apresenta nova identidade visual no dia 18. Inspirada na assinatura "VIVA, As Melhores Surpresas", as mudanças englobam logomarca, animações gráficas e sonoplastia das vinhetas da programação. A partir desta data, o conteúdo do canal também poderá ser conferido em alta definição. O VIVA HD vai exibir na íntegra toda a programação SD, desde as novelas e atrações das décadas passadas, até as produções e coproduções atuais.

[creditos:e91cf24c79]
Cena de "A Diarista". A produção estreia no Viva no dia 6 de maio
Divulgação [/creditos:e91cf24c79]

Uma das principais motivações para o rebrand da marca foi a necessidade de modernizá-la e adequar-se ao público-alvo do canal, que se tornou mais abrangente desde 2010. "Ao longo de quatro anos, o canal conquistou uma audiência mais extensa do que aquela planejada no início. Na estreia do VIVA, o target em vista era formado principalmente por mulheres a partir dos 35 anos, mas logo a programação mostrou-se com apelo para ambos os sexos, num fino equilíbrio. Como efeito, também recuamos a faixa etária para 25 anos ou mais. A identidade visual, portanto, deveria refletir esta evolução sem ferir a percepção do público cativo", explica Fernando Schiavo, gerente de marketing.

Para abandonar a imagem exclusivamente feminina, Manuel Falcão, gerente de criação de arte da Globosat, responsável pelo desenvolvimento do novo on air do VIVA, trabalhou a valorização do vintage e a ressignificação do acervo, combinados à programação, criando uma imagem única, forte e atual. "Isto nos possibilitou adotar uma linguagem mais alegre e pop baseada no retrô".

A assinatura "VIVA, As Melhores Surpresas" remete à programação do canal, que possibilita o assinante relembrar, ou simplesmente assistir pela primeira vez, novelas, minisséries, humorísticos, reality shows e seriados que fazem parte da memória afetiva do brasileiro.

Uma nova paleta de cores passa a ser adotada para representar a diversidade do público e o conteúdo do canal. Entre elas estão o roxo, o laranja, o vermelho, o verde e o azul. Foram selecionadas cinco combinações para essa nova fase, que assume uma linguagem gráfica mais contemporânea, colorida, divertida, levando mais dinamismo, leveza e modernidade para o VIVA.