Conforme já antecipado pelo 2J, nesta segunda, 30 de julho, a TV por assinatura brasileira ganha o primeiro canal inteiramente feito pelo telespectador. O FIZ TV, idealizado pelo Grupo Abril, será uma convergência entre a telinha e a internet. O site do canal será o princípio da programação: todo o conteúdo que será exibido na televisão será fornecido e selecionado pelo internauta.

Inicialmente, o FIZ estará disponível para os assinantes da TVA nas praças de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Segundo a Abril, já estão em andamento negociações com outras operadoras. O canal trará diversos blocos de programação (confira abaixo), e irá apresentar desde curtas-metragens de ficção, clipes de bandas independentes, esquetes de humor até animações.

Para que o vídeo seja veiculado na TV, ele precisa passar por algumas aprovações. A primeira delas é a postagem do vídeo no site. Além da postagem, o site possibilita o usuário acessar outros vídeos e participar do blog, dando sua opinião, e também apresenta dicas de equipamento, iluminação e edição, entre outros temas. Desta forma, os usuários poderão aprender um pouco mais de como editar e postar um vídeo.

›› Já é possível incluir seus vídeos favoritos do site FIZ nos fóruns do 2JOVEM. Para saber como, clique aqui!

Conheça os blocos da programação do FIZ:

FIZ.Clipe
Sua banda preparou um clipe? Então, é hora de mostrar para o grande público! Aqui, o telespectador descobre novos talentos da nossa música.

FIZ.Doc
Essa é a faixa dos grandes documentários, com temas polêmicos ou curiosos, entrevistas intrigantes e boa apuração jornalística.

FIZ.Notícia
O prefeito passou na sua rua? Conseguiu uma exclusiva com algum artista? Flagrou alguma coisa errada com a câmera escondida? Mande para cá!

FIZ.Curta
É o bloco dos curtas-metragens, embora os vídeos não tenham um limite máximo de duração. O importante é que a história seja bem contada.

FIZ.Anima
Os brasileiros têm se destacado no mundo com excelentes trabalhos de animação. Conheça alguns deles aqui.

FIZ.Em Casa
É um dos gêneros mais livres. Você pode gravar o bebê aprontando, a avó tentando soprar a velinha, seu showzinho na frente do espelho…

FIZ.Manobra
Você pratica algum esporte e só não foi descoberto por falta de oportunidade? Mostre para todo mundo que você é radical!

FIZ.Caca
Ninguém é perfeito. Agora, precisa ter muita coragem para exibir as "cacas" da vida ao mundo…

FIZ.Humor
Os vídeos de maior sucesso na Internet são os que fazem os internautas darem muita risada. Agora, as piadas também estarão na telinha.

FIZ +
Um programa que reúne o conteúdo gerado pelos parceiros do canal. Por exemplo: Fiz+USP; Fiz+PUC… Neste mês de lançamento, o Fiz+QFW (QuickFlick World) reunirá uma coletânea de vídeos digitais apresentados neste festival mundial.

FIZ Tura
Os vídeos que não se encaixam em nenhum dos outros blocos temáticos terão lugar no FIZ.tura (uma brincadeira com a palavra "mistura").