O canal Futura e a Turner Broadcasting System Latin América, Inc. (que programa canais como TNT, Cartoon Network, CNN e outros) anunciam nesta quarta-feira, durante a ABTA 2007, a realização do Prêmio Turner de Produção Independente, que destinará a verba de R$ 1 milhão para a criação de uma série inédita sobre moda. O projeto inédito vai unir as experiências das duas empresas especializadas em educação e entretenimento.

O tema moda foi o escolhido pelas empresas, e será abordado como um fenômeno sócio-cultural que expressa os valores da sociedade – usos, hábitos e costumes – em um determinado momento. O entendimento de moda não restrito ao universo de alta costura e temporadas prêt-à-porter, mas com ênfase em conteúdo nacional, abordando temas que tangenciem questões como comportamento, estilo de vida, novas tendências, design, bastidores, desfiles, etc. A escolha da produtora da série será realizada no 3o Pitching * do Canal Futura, previsto para novembro de 2007. As inscrições vão de 15 de agosto a 10 de outubro, e os selecionados serão divulgados em 21 de outubro. O projeto vencedor deve ser anunciado em 30 de novembro.

A co-produção entre Turner e a produtora vencedora será exibida a partir de 2008 no Canal Futura e no Fashion TV Brasil.

* Pitching é uma forma de apresentar idéias e formatos para um canal de TV com a intenção de co-produção. Trata-se de um processo seletivo entre produtoras independentes de todo o Brasil que apresentam um projeto inédito de realização de um programa, com 50 episódios de 26 minutos, dentro de um orçamento e tema pré-estabelecidos, voltado para o público geral.