A partir do dia 19 de dezembro, o Canal Futura exibe na "Faixa Comentada" minisséries de sucesso da TV Globo. O bloco tem a apresentação da atriz Camila Morgado e traz ainda entrevistas com os autores, diretores e elenco das minisséries.

A primeira minissérie a ser exibida será "A Invenção do Brasil". Exibida em 2000, durante as comemorações dos 500 anos do Brasil. Ela narra o encontro de Diogo Álvares, náufrago português apelidado de Caramuru, com a índia Paraguaçu. A linguagem inovadora desta produção, que mistura dramaturgia e documentário, é tema de discussão no Faixa Comentada.

O choque cultural entre o europeu e o indígena do Novo Mundo é interpretado com muito humor por Selton Mello na pele de Caramuru e Camila Pitanga como Paraguaçu, e as participações de Marco Nanini, Debora Bloch e Deborah Secco.

A ordem de exibição das minisséries leva em conta a cronologia da história do Brasil. Uma viagem que começa no século XVI, no encontros entre portugueses e índios, à época do descobrimento (A Invenção do Brasil). Depois, nos transporta ao século XVII, na companhia dos bandeirantes que se estabeleceram no que viria a ser a cidade de São Paulo (A Muralha). E termina no século XIX, em plena efervescência política e cultural do Império (Chiquinha Gonzaga).

A proposta do Faixa Comentada é ensinar sobre a história brasileira com a ajuda do bom humor, da aventura e do romance. O programa vai ser apresentado pela atriz Camila Morgado, que fará entrevistas com a equipe de produção, direção e com os atores das minisséries, e será exibido no horário nobre, às 21h30.