A partir deste domingo, dia 16, às 23h, o canal pago Globo News estréia a série "China além da muralha". O programa terá sete episódios e mostrará diversos aspectos do país que sediará as Olimpíadas de 2008.

A repórter Ana Paula Campos está à frente do projeto, que foi concluído em três meses, e visitou Pequim, Xangai, Hong Kong, Shenzhen, Cantão e Chengdu para falar sobre economia, política, educação, cultura e comportamento, além de abordar a preparação do país para os Jogos Olímpicos. O evento esportivo é o ponto de partida para destacar a China do século XXI, um país que preserva a riqueza de suas tradições e de sua cultura milenar e, ao mesmo tempo, tenta retomar seu posto de destaque no cenário internacional.

Um dos principais objetivos da equipe do programa é mostrar os efeitos das profundas transformações na China na vida dos chineses. "Visitamos famílias que abriram as portas de suas casas para nos receber. Vimos de perto como os números galopantes da economia melhoraram as condições de vida de muita gente e observamos a típica classe média chinesa cujo poder aquisitivo cresce junto com os números da economia", conta Ana Paula. O especial também explica por que é tão barato produzir no país e por que os produtos made in China invadiram as lojas e supermercados do mundo.