Em novembro de 2007 o canal Telecine Cult completou seu segundo ano de existência no pais, o canal substituiu o antigo Telecine Classic na Rede Telecine. Uma análise da audiência após dois anos comprovam que a mudança foi acertada.

O Telecine Cult teve um aumento de 35% da audiência em seu horário nobre. Entre o público de 25 a 34 anos, o canal cresceu 79%, e entre o público jovem (18 a 21 anos) o crescimento foi de 140%.

A gerente de Conteúdo da Rede Telecine, Mônica Sonzogni, credita os bons resultados à variedade do acervo do Telecine Cult. "O diferencial do canal é trabalhar com sessões e ciclos de filmes, em determinados dias e horários, considerando os clássicos, os independentes, os filmes autorais, os filmes de arte, os premiados nos festivais internacionais de maior prestigio, os que viraram cult. O Telecine Cult é uma grande cinemateca com diversas mostras para todos. Alem disso, contamos também com as apresentações do reconhecido crítico de cinema Marcelo Janot, quem comenta a programação minuciosamente, com curiosidades, sem dogmas e com a finalidade de dar ao espectador um conjunto de elementos para apreciar o filme", finaliza.

A quantidade de produções exibidas no canal também teve um aumento considerável, o Telecine Classic exibia em média 240 títulos no mês, já o Telecine Cult mantém em média 400 produções, totalizendo um crescimento de 40% na programação.