A TV Cultura exibe neste final de semana o documentário "Oscar Niemeyer – O Arquiteto do Século" sobre um dos mais importantes arquitetos do Brasil. A primeira parte do documentário irá ao ar na sexta, dia 14, às 20h, já a segunda parte será exibida no sábado, dia 15, às 22h30.

O primeiro documentário, que será levado ao ar na sexta, traz uma entrevista com Niemeyer, direto de sua casa no Rio de Janeiro, onde ele revela a intimidade do dia-a-dia e fala, entre outros assuntos, de sua arquitetura – que ultrapassou as fronteiras brasileiras e tornou-se referência mundial -; de sua trajetória pessoal; seus sonhos; decepções e esperanças. O programa também mostra o que trouxe de uma viagem pelo Brasil e Europa, revelando alguns dos muitos projetos do arquiteto, além de depoimentos de Ferreira Gullar, Gilberto Gil, Chico Buarque, e do ex-presidente, Fernando Henrique Cardoso.

Na segunda parte, no sábado, o telespectador conhece um pouco da face política de Niemeyer, revelando que o criador de Brasília, além de ter sua trajetória diretamente ligada aos fatos políticos do país, é um artista que não abandonou o ideal socialista. Entre outros assuntos, ele conta detalhes de sua atuação política e das conseqüências de seu trabalho inovador durante o regime militar brasileiro. Outro tema abordado é o período de exílio, onde se analisa a projeção internacional de sua obra, que se tornou uma referência arquitetônica mundial e abriu portas para o trabalho de inúmeros artistas brasileiros no exterior.