A TV Globo promete trazer novidades tecnológicas para o Carnaval 2008. Entre as inovações para este ano estão a utilização da camcat, uma câmera suspensa a 17 metros do chão e que percorrerá toda a extensão da avenida; e a transmissão de todo o evento em alta definição (HDTV) para a capital paulista.

"A tecnologia vai possibilitar ao telespectador uma visão geral do desfile, como nunca foi mostrado antes. No ano passado, a extensão era bem menor. Outra vantagem é a mobilidade. A câmera dá giros de 360 graus e também destaca detalhes das alegorias em diferente ângulo", explica Aloysio Legey, diretor geral das transmissões do Rio e de São Paulo, sobre a utilização da camcat.

A captação dos desfiles será feita com câmeras HD. Isso quer dizer que em São Paulo – onde o sistema digital já começou -, o telespectador assistirá à primeira transmissão de Carnaval em alta definição da TV brasileira. No total, 1600 pessoas – entre engenheiros, jornalistas, técnicos etc. – estarão envolvidas nas transmissões das duas cidades.

A transmissão dos Desfiles das Escolas de Samba de São Paulo ocorre nos dias 1º e 2 de fevereiro. O desfile das Escolas do Rio de Janeiro ocorrerá nos dias 3 e 4 de fevereiro. Além dos desfiles, a TV Globo exibirá compactos e a apuração dos resultados.