O canal MGM preparou uma semana especial com diversos filmes para celebrar uma das mais importantes premiações do cinema nos Estados Unidos. De hoje, dia 18, até o próximo domingo, dia 24, vários filmes premiados serão exibidos. Confira abaixo as sinopses:

O ouro de Ulisses
Ulee’s Gold, EUA, 1997.
Segunda, dia 18, às 19h55

Ulee (ou Ulisses) é um pacato apicultor, veterano de guerra, que cria as netas desde que o filho foi preso e a nora desapareceu. Quando o filho avisa que a ex-mulher corre perigo nas mãos de seus comparsas de crime, ele é forçado a sair do isolamento para salvá-la e evitar que o problema chegue à sua casa. Oscar® de melhor ator coadjuvante

Rocky – O Lutador
Rocky, EUA, 1976.
Segunda, dia 18, às 22h

Boxeador inexpressivo se recupera com muito treinamento e força de vontade para enfrentar o campeão mundial. Escrito pelo próprio Stallone, foi um estrondoso sucesso que celebrizou o seu nome, gerando muitas continuações. Com sua mensagem otimista e tema musical até hoje lembrado, levou Oscar de melhor filme, direção e montagem. Sem dúvida, um dos melhores filmes dos anos 70, captando bem o espírito da época pós- Vietnã e pós-escandalo Watergate. Ganhou 3 Oscar®, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Edição.

O último tango em Paris
The Last Tango in Paris, França/Itália, 1973.
Terça, dia 19, à 0h15

Enquanto procuram um apartamento vazio em Paris, uma jovem e um homem se conhecem e começam um relacionamento que se repete naquele apartamento praticamente vazio. Nenhum dos dois sabe muita coisa sobre o outro, e em parte, escolhem não saber. Cada um com suas diferentes histórias – uma de morte e esgotamento, a outra de vida e plenitude– viverão um intenso romance, com uma forte carga de sexo e erotismo. Com atuação descomunal de Marlon Brando, como o torturado americano que cruza com a jovem francesa (Maria Schneider), o filme casou polêmica na época (1973). A idéia de dois desconhecidos que perambulam por Paris e que se juntam para ter relações sexuais era algo revolucionário e com o passar dos anos o filme perdeu essa radicalidade, mas não perdeu seu clima hipnótico. É dos filmes mais reconhecidos de Bertolucci, um diretor com uma carreira abarrotada de grandes filmes (1900, O Último Imperador ou os mais recentes Beleza Roubada ou Assédio). E tem a excelente música do argentino Gato Barbieri. Recebeu 2 indicações ao Oscar®, nas seguintes categorias: Melhor Diretor e Melhor Ator (Marlon Brando).

Thelma e Louise
Thelma & Louise, EUA 1991.
Terça, dia 19, às 19h40

Cansadas da vida monótona que levam, duas amigas, uma garçonete quarentona (Susan Sarandon) e uma jovem dona-de-casa (Geena Davis) resolvem deixar tudo para trás num fim de semana. Mas no caminho se envolvem em encrencas e acabam sendo perseguidas pela polícia.
Oscar® de Melhor Roteiro Original

Sexo, Mentiras e Videotape
Sex, Lies, and Videotape, USA,1989.
Terça, dia 19, às 22h

Ann (Andie MacDowell) é casada com John (Peter Gallagher), que está tendo um caso com sua cunhada, a irmã de Ann, Cynthia (Laura San Giacomo). Ann é uma pessoa travada e desinteressada em sexo, em oposição ao seu marido. Este cenário disfuncional muda com a visita de Graham (James Spader), velho amigo de John que considera falar de sexo mais interessante que sexo em si e, por isso, filma entrevistas com mulheres falando de suas fantasias e desejos.
Recebeu indicação ao Oscar® na categoria de Melhor Roteiro Original.

A Gaiola das Loucas
The Birdcage, EUA, 1996.
Terça, dia 19, às 23h55

O dono (Robin Williams) de um "drag nightclub" é um homossexual assumido e vive com a "estrela" (Nathan Lane) da sua casa noturna. Mas quando seu filho (Dan Futterman), fruto de um "mau passo" dado no passado (vinte anos atrás, para ser exato), diz que vai se casar com a filha (Calista Flockhart) de um senador (Gene Hackman) e que os pais da noiva decidem conhecer a família dele as confusões para manter as aparências começam, pois eles pensam que o pai do noivo é adido cultural na Grécia, com o senador e sua mulher não sabendo que ele é gay, imaginando ainda que ele leva uma vida matrimonial convencional. Recebeu uma indicação ao Oscar®, na categoria de Melhor Direção de Arte.

Fargo РUma com̩dia de erros
Fargo, EUA 1996.
Quarta, dia 20, às 22h

Em Fargo, na Dakota do Norte, o gerente (William H. Macy) de uma revendedora de automóveis, ao ver-se numa delicada situação financeira, planeja o seqüestro da própria esposa (Kristin Rudrud) e faz um acordo com dois marginais, que ganhariam um carro novo e metade dos 80 mil dólares que seriam pagos pelo seu sogro, um homem muito rico. Mas uma série de acontecimentos não previstos cria logo de início um triplo assassinato e uma chefe de polícia grávida (Frances McDormand) tenta elucidar o caso, que continua a provocar mais mortes. Oscar® de melhor Atriz (Frances McDormand) e Melhor Roteiro Original (veja trailer acima).

Feitos um para o outro
When Harry Met Sally… EUA, 1889.
Quarta, dia 20, às 23h50

Após se formarem pela Universidade de Chigago, Harry Burns (Billy Crystal) e Sally Albright (Meg Ryan), um belo casal de estudantes, decidem viajar juntos para Nova York. Com o passar dos anos cada um leva a sua vida, se vêem esporadicamente, mas aos poucos e de forma um pouco assustadora descobrem que estão se apaixonando. Indicação ao Oscar®, na categoria de Melhor Roteiro Original.

O touro indomável
Raging Bull, EUA, 1980.
Quinta, dia 21, às 22h

Baseado na vida real e na carreira do lutador de boxe Jake La Motta, o filme se concentra na raiva e na violência do boxeador, que o tornaram virtualmente imbatível no ringue. Os mesmos sentimentos, porém, levam La Motta a bater na mulher e no irmão e o conduzem para a auto-destruição e a paranóia. Oscar® de Melhor Ator – Robert De Niro

Rain Man
Rain Man, EUA 1988.
Sexta, dia 22, às 0h25 e 19h30

Charley (Cruise) é um vigarista. Há muito tempo ele batalha sozinho na vida e, por isso, aprendeu a lidar com muitas situações e pessoas. Ele descobre que seu pai, que saiu de sua vida quando ainda era adolescente, morreu. Em sua herança, deixou um carro e algo ainda mais precioso, um irmão de quem nunca ouvira falar, Raymond. Quando Charley conhece Raymond, descobre que ele é um autista que apresenta uma capacidade maravilhosa de resolver cálculos matemáticos complicados em questão de minutos. Raymond, que nem sabe da importância do dinheiro, ignora que o pai deles deixou toda a fortuna para ele. Enfurecido com as novas descobertas, Charley rapta Raymond da instituição em que vive e os dois iniciam uma fantástica viagem que os levará a compreensão um do outro. Ganhou 4 Oscar®, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Dustin Hoffman) e Melhor Roteiro Original.

Louca obsessão
Misery, USA/1990.
Sexta, dia 22, às 22h

O novelista Paul Sheldon (Caan) sofre um acidente de carro em New England. Annie Wilkes (Bates) o encontra por coincidência. Fã número um da heroína da ficção criada por ele, Misery Chastaine, Annie é também um pouco instável. O que Paul não imagina é que será seqüestrado, drogado e ficará à mercê de sua fã. Ganhou o Oscar® de Melhor Atriz (Kathy Bates).

Um violinista no telhado
Fiddler on the Roof, EUA 1971.
Sábado, dia 23, às 10h30

Tevye (Topol) é um pobre leiteiro que mora em uma aldeia na Ucrânia, junto com sua mulher e filhas. O musical irá mostrar a imigração dos judeus para os Estados Unidos devido à intimação que a Rússia czarista exigiu. Oscar®: Fotografia, Trilha Sonora Adaptada e Som, foi indicado a outras cinco categorias, incluindo Melhor Filme e Diretor.

O reverso da Fortuna (O Mistério de Von Bullow)
Reversal of Fortune, 1990/EUA/Japão/Reino Unido.
Sábado, dia 23, às 13h45

Claus Von Büllon (Jeremy Irons) é um rico alemão, freqüentador da alta sociedade, que se vê acusado de ser o principal suspeito da morte de sua milionária esposa, Sunny Von Büllon (Glenn Close), de quem é o único herdeiro. Ele alega inocência e contrata Alan Dershowitz para sua defesa. Toda a história gira em torno do caráter do personagem principal, brilhantemente interpretado por Jeremy Irons. Oscar® de Melhor Ator (Jeremy Irons)

Amigos, sempre amigos
City Slickers, EUA 1991.
Sábado, dia 23, às 19h40

O nova-iorquino Mitch Robbins (Crystal) está com 39 anos e sente-se péssimo. Cansado de seu emprego e entediado com sua vida. E seus dois melhores amigos Ed (Kirby) e Phil (Stern) não estão muito melhor. Eles decidem fugir da rotina e tiram umas férias fantásticas. Trocam as malas por mochilas e partem em busca de liberdade e de aventura tocando gado sob o vasto céu do Novo México. Mas o que eles descobrem de fato é um sol escaldante, dores nas costas… e uma visão mais profunda de si mesmos – e um do outro – do que jamais haviam imaginado! Oscar® de Melhor Ator Coadjuvante para Jack Palance

Um peixe chamado Wanda
A Fish Called Wanda, EUA, 1988.
Domingo, dia 24, às 11h

Wanda Gerschwitz (Jamie Lee Curtis) pertence a uma quadrilha que acaba de ralizar um roubo de diamantes. Só que ela e seu namorado machão (Kevin Kline) querem ficar com tudo e dedam o líder da quadrilha, Georges (Tom Georgeson), pra polícia. Só que ele escondeu as jóias, e o casal não sabe onde. Para descobrir isso, Wanda resolve se aproximar do advogado de George, Archibald Leech (John Cleese), usando todo seu poder de sedução. Sem saber, o advogado caretão é envolvido numa farsa muito divertida. Oscar® de Melhor Ator Coadjuvante para Kevin Kline.