O canal pago GNT exibe neste sábado, dia 24 de maio, a partir das 20h, o documentário inédito "O Desaparecimento de Madeleine McCann", produzido para marcar um ano do desaparecimento da menina inglesa.

Este é o único programa de TV que os pais dela, Kate e Gerry McCann, concordaram em participar. Em maio de 2007, Madeleine, seus pais e irmãos passavam férias na Praia da Luz, em Portugal. Enquanto seus pais jantavam, a menina sumiu misteriosamente do quarto do hotel.

O programa acompanha o casal durante a apresentação à população e autoridades da Europa do sistema americano Amber Alert System, uma parceria voluntária que pretende reunir as forças da Lei, empresas de radiodifusão, transportes e agências, para mobilizar a população a ficar atenta sobre o desaparecimento de uma criança. O sistema ainda inclui alertas via e-mail e mensagens de texto no celular. Os McCann esperam que esta iniciativa ajude a reduzir as chances de que experiências como a vivida por eles ocorra com outras famílias.