O programa "Salto para o Futuro" é exibido de segunda a sexta, às 19h, pela TV Escola. Nesta semana, a série tem o objetivo de promover o diálogo entre a pesquisa acadêmica e a prática
cotidiana nas escolas a respeito de questões consideradas de urgência social. Os programas são reprisados de segunda a sexta, às 5h, 11h e às 15h. Confira abaixo os destaques para esta semana.

Violência, mediação e convivência na escola
Segunda-feira

No primeiro programa da série, pretende-se retomar e ampliar as discussões que nortearam os debates sobre este tema na citada série. A proposta é evidenciar os diferentes fatores relacionados à violência e identificar suas influências no clima escolar. Pretende-se, também, discutir a relação entre a violência nas escolas com as questões macrossociais, como a exclusão e as desigualdades econômicas. Os vídeos selecionados buscam apresentar projetos e programas, nos quais são empreendidas ações necessárias à prevenção e ao combate à violência nas escolas, envolvendo educadores, agentes sociais e alunos.

Educação, direito e cidadania
Terça-feira

No segundo programa, a proposta é refletir sobre o Estatuto da Criança e Adolescente, que foi o foco da série veiculada em 2001. De que forma os fundamentos e princípios do ECA têm orientado os projetos pedagógicos das escolas, após 11 anos de sua implementação? Como este documento tem colaborado na construção de uma escola inclusiva e democrática? Experiências bem sucedidas serão mostradas nos vídeos, além de entrevistas com personalidades das áreas de educação e cultura de nosso país.

Espaços de proteção à criança e ao adolescente
Quarta-feira

No terceiro programa, serão enfocadas as ações voltadas para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. Este tema tão relevante deve ser a base para ações educativas no contexto escolar, envolvendo professores, diretores, pais e toda a comunidade. O papel das instituições públicas e dos projetos sociais estará no centro do debate.

Variação Adolescentes e drogas no contexto da escola
Quinta-feira

No quarto programa serão discutidos os fatores de risco e os fatores de proteção relacionados ao uso indevido de drogas pelos adolescentes e jovens. Como a escola pode construir estratégias de prevenção ao uso indevido de drogas, que contribuam para mobilizar processos transformadores em sala de aula e na comunidade? Como implementar um trabalho comunitário voltado para ações educativas e de promoção da saúde na escola e no seu entorno? Vídeos e depoimentos apresentam propostas sobre este tema de tanta urgência social.

Complexidade e seus reflexos na educação
Sexta-feira

O quinto programa propõe reflexões sobre a sociedade em que vivemos, que vem passando por mudanças cada vez mais rápidas. Tais mudanças nos mostram como o conhecimento é transitório e como são complexas as relações humanas. O programa convida os professores a pensar neste tema que é uma marca da contemporaneidade, tendo como ponto de partida projetos desenvolvidos em escolas e outros espaços educativos.