O canal de TV por assinatura Multishow estréia nesta terça-feira, dia 9 de setembro, a partir das 23h15, a série inédita "Esta História dava um Filme". Com produção da Conspiração Filmes e direção de Samir Abujamra, o programa vai transformar atores e músicos em diretores de cinema.

Em cada programa, um convidado terá a chance de contar uma história criada ou vivenciada por ele no formato de um curta de quatro minutos. O diretor iniciante será responsável por todas as etapas da produção: escolha da história, elaboração de roteiro, seleção de locação e objetos de arte, casting de atores e direção das cenas.

Essa História Dava Um Filme, uma mistura de reality, ficção, documentário e making of, vai mostrar o divertido processo da produção do curta-metragem desde as reuniões de pauta até as filmagens. Com 30 minutos na grade do canal, o programa vai exibir o filme do diretor convidado no último bloco.

Regras

O novo diretor tem que seguir algumas regras. A história a ser contada tem que caber em quatro minutos, a produção tem que se encaixar no orçamento de R$1.500 e o curta tem que ser filmado preferencialmente em um dia. Por isso, muitas decisões são tomadas em cima da hora pelo convidado, que às vezes se atrapalha com a função.

Fernanda Takai teve que filmar sua história, que se passava em Santos, em Niterói. Di Ferrero aprendeu a fazer fumaça para tornar a cena de terror mais misteriosa com pó de café e jornal, na falta de uma máquina. O vocalista também precisou empurrar o táxi que levava para uma locação porque o carro quebrou no meio do caminho. Cada episódio mostra como o convidado lidou com os imprevistos sem perder a irreverência e o bom humor.