O canal de TV por assinatura GNT exibe neste domingo, dia 11 de janeiro, a partir da 0h30, o documentário "A verdade sobre o Hamas". A equipe do filme, dirigido pelo argentino Rodrigo Vasquez, foi a única a ter acesso aos bastidores do Hamas nas primeiras semanas de poder em Gaza.

O movimento foi criado em dezembro de 1987 por um grupo que sonhava com a criação de uma Palestina islâmica. Agora, mais de 20 anos depois, eles perceberam que esse sonho pode ser realizado. No entanto, o novo estado islâmico é limitado a 1,5 milhões de pessoas que vivem na conflituosa “prisão colônia” de Gaza.

Colocando a história no contexto dos últimos 20 anos, o filme irá mostrar a realidade do Hamas além da retórica. Depois de ter sido democraticamente eleito e, em seguida, rejeitado pelo Ocidente, pode o Hamas vir a ser um governo responsável e autêntico? Será que o grupo pode sobreviver? O documentário mostra imagens do conflito e de arquivo e traz entrevistas com os principais líderes do Hamas e com o povo palestino.