A NAGRA, empresa da divisão de tevê digital do Grupo Kudelski (SIX:KUD.S), líder mundial independente em soluções multiscreen e de proteção de conteúdos para tevê, lançará um dispositivo dedicado, de fácil instalação, para o mercado sul-americano. A novidade será apresentada durante a ABTA 2012 – Feira e Conferência -, de 31 de julho a 2 de agosto, em São Paulo.

O dispositivo dedicado permite que aparelhos, como tabletes, laptops e smartphones, acessem os serviços já existentes em broadcast , incluindo os serviços premium, em HD, sem nenhum impacto sobre a rede e sem afetar a experiência de visualização de tevê do consumidor.

Nossa solução de dispositivo dedicado oferece serviços de tevê seguros, em casa, que podem ser estendidos a aparelhos portáteis, sem custos de rede, pois a transcodificação é feita na casa do assinante”, diz Thierry Martin, diretor da NAGRA para a América do Sul. “Trata-se do OTT (over-the-top) com custo zero de rede e qualidade HD”.

O dispositivo dedicado da NAGRA traz o melhor dos serviços híbridos – banda larga (OTT) e broadcast – em um único aparelho: a qualidade e a confiabilidade da transmissão broadcast com a flexibilidade e a acessibilidade sobre a rede IP (OTT). Projetado pela NAGRA, a nova tecnologia utiliza a proteção de conteúdos NAGRA e o middleware OpenTV, também da NAGRA.

O novo dispositivo para uso doméstico age como um ponto de acesso de conteúdos independente, que sintoniza os serviços assinados, transcodificando-os para o formato adequado sem interrupções na visualização da tevê pelo usuário.

Fácil de instalar e de usar, o dispositivo dedicado tem excelente custo-benefício, reduzindo sensivelmente o risco de ligações para os serviços de atendimento ao cliente. O dispositivo também permite acesso a todos os canais de transmissão do assinante, diferenciando-se de outras opções OTT que, geralmente, limitam-se a alguns poucos canais.

Conectado através da Ethernet a um roteador Wi-Fi, o decodificador recebe o sinal de transmissão por um cabo coaxial. O sistema faz uso da solução NAGRA Persistent Rights Management (PRM), solução DRM da NAGRA para uso doméstico – certificada pelos estúdios de Hollywood – para permitir o fluxo seguro de programação linear para dispositivos de visualização autorizados.

O portal é complementado pelo NAGRA Media Player, um reprodutor de mídias seguro para dispositivos abertos, que proporciona uma experiência rica e altamente customizável ao usuário.

O portal de dispositivo dedicado NAGRA é compatível com uma ampla variedade de aparelhos disponíveis no mercado, e já foi pré-integrado a PCs, laptops e dispositivos Apple iOS, com subsequente integração planejada para decodificadores IP, Smart TVs e dispositivos Android.

Segundo Martin, o valor agregado pelo novo dispositivo dedicado é muito forte. “No mercado sul-americano a disponibilidade de banda para serviços de IPTV e OTT ainda é escassa. Esse novo dispositivo é uma maneira econômica de levar a programação de TV linear premium de um provedor de conteúdo para qualquer aparelho de forma eficiente. Ele oferece alta capacidade de resposta à tevê, proporciona uma rica experiência ao usuário e não o confunde em relação aos conteúdos que podem ser visualizados em um determinado dispositivo – é isso o que os consumidores requerem atualmente.