Ela pode dar novas formas às palavras, sem que percam o seu significado”, New York Times. “Ela dá o seu melhor, conseguindo que o público se conecte a suas emotivas palavras em um nível sem precedentes”, Rolling Stone. São apenas alguns elogios ao talento do fenômeno da música inglesa Adele Laurie Blue Adkins, ou simplesmente Adele, estrela do especial que o Eurochannel estreia dia 22 de julho, domingo, às 20h.

Tudo o que se refere à cantora é superlativo: a quantidade de prêmios (apenas no 2012 Billboard Music Awards, entregue em maio deste ano, foram 12), de músicas no topo das paradas, de execuções, de vendas e downloads e de faturamento, é claro. Isso tudo com apenas dois álbuns lançados, intitulados 19 e 21, que correspondem à sua idade, na época de suas produções.

Além de ser uma intérprete visceral, a diva pop britânica também compõe a maioria de suas canções, muitas delas autobiográficas, sinceras e reais, inspiradas em seus romances e desilusões amorosas. “Rolling in the Deep” (veja acima) fala direto ao coração, gruda na cabeça. Mas quem torcia o nariz para o seu talento certamente, rendeu-se à arrebatadora apresentação de “Someone Like You”, no Brit Award 2011, na qual Adele se apresentou apenas com o acompanhamento de piano, simples e arrepiante.

Adele nasceu em 1988, sua mãe era adolescente e solteira e ela nunca teve contato com o pai. Apaixonada pela música, suas primeiras influências na infância foram as Spice Girls e Destiny’s Child. Durante a adolescência estudou no colégio London School for Performing Arts & Technology – BRIT School e foi uma colega de classe que abriu a primeira porta para o sucesso, ao postar demos – gravadas por Adele para um projeto da escolha – no MySpace. A iniciativa gerou tal alvoroço que a gravadora XL Recording quis contratá-la. Em poucos meses, veio o primeiro álbum, 19 – um sucesso de crítica e de vendas que gerou comparações com as divas soul, Amy Whinehouse e Duffy.

A consagração veio com o álbum 21, lançado em janeiro de 2011, impulsionado pelo single “Rolling in the Deep”, seu principal hit. Em novembro, Adele lançou o DVD Live at The Royal Albert Hall. No mesmo ano, problemas com as cordas vocais levaram a cantora a passar por uma cirurgia e cancelar diversos shows. Restabelecida, em fevereiro de 2012, voltou à ativa e provou que estava sua voz ainda era mesma ao cantar à capela num programa de TV da CBS americana.