Popular na maior parte do mundo e amado no Brasil, o café é uma bebida saborosa e aromática com propriedades tonificantes, que sempre provocou paixões e controvérsias. Segunda mercadoria legal mais negociada na face da Terra, logo depois do petróleo, o café é apenas uma sementinha, mas seu poder político, social e econômico é inestimável.

Acredita-se que o café seja velho conhecido da humanidade há cerca de mil anos, tenho sido experimentado pela primeira vez no Oriente Médio, na região de Kafa. Contudo, o primeiro registro comprovado data do século XV, quando um pastor de cabras chamado Kaldi notou que os animais ficavam alegres e que uma energia extra se evidenciava sempre que mastigavam os frutos de coloração amarelo-avermelhada dos arbustos existentes em alguns campos de pastoreio. Kaldi comentou sobre o comportamento dos animais com um monge da região, que decidiu experimentar o poder dos frutos. Ele começou a utilizá-los na forma de infusão, percebendo que a bebida o ajudava a resistir ao sono. A descoberta se espalhou rapidamente entre os monastérios, criando uma demanda pela bebida pelo mundo.


History exibe série sobre o café
Reprodução

Para homenagear esse Ouro Negro, o HISTORY exibe a série "CAFÉ: GRÃO IRRESISTÍVEL", no dia 29 de Julho, domingo, às 18h. O primeiro episódio promove uma viagem de volta às origens do café na Etiópia e sua propagação triunfante aos cinco continentes, o que provocou revoluções, controvérsias e gerou empresas que se utilizaram da escravidão para prosperar. O programa também traz os primeiros cafés públicos construídos sobre pisos de terra que, mais tarde, transformaram-se em versões mais refinadas que atrairiam diversos extratos da sociedade: burgueses, intelectuais e profissionais liberais.