Antônio Gilberto Bertechini, zootecnista e professor do departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras (Ufla), desenvolve pesquisas há mais de seis anos sobre a relação entre alimentação e câncer. Para falar sobre os resultados de seu trabalho, ele estará no centro do Roda Viva desta segunda-feira, dia 9 de julho, às 22h, na TV Cultura.

Os mitos da nutrição de aves para produção de carne e ovos e a relação da alimentação com o aumento da incidência de câncer de mama e de próstata no Brasil e no mundo são o ponto central que devem nortear o debate.

O professor Bertechini possui dados coletados em Minas Gerais e no Brasil, que identificam as regiões com maiores incidência da doença. O mito do colesterol no ovo e a concentração de selênio nos alimentos e no soro humano também são pontos que poderão ser abordados.

Apresentado pelo jornalista Mario Sergio Conti, o Roda Viva conta, para esta edição, com uma bancada formada por André Murad (oncologista); Alexandre Mansur (editor de tecnologia e ciência da revista Época); Lúcia Helena de Oliveira (diretora do título Saúde e do Movimento Emagreça Brasil, da editora Abril); Tobias Ferraz (repórter agropecuário e âncora do canal Terraviva, do grupo Bandeirantes); Ana Maria Pita Lottenberg (nutricionista da disciplina de Endocrinologia da Faculdade de Medicina da USP). O Roda Viva também tem a participação do cartunista Paulo Caruso.